Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5569
Tipo: | Dissertação |
Título : | O desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreira |
Autor(es): | Mello, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
Coorientador: | Freitas, Ana Lúcia Souza de |
1° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
2° Membro da banca: | Freitas, Ana Lúcia Souza de |
3° Membro da banca: | Conceição, Celso Augusto Nunes da |
4° Membro da banca: | Gritti, Silvana Maria |
metadata.dc.contributor.referee5: | Pereira, Thiago Ingrassia |
Resumo: | O presente trabalho teve como o objetivo geral a análise e compreensão do plano de carreira dos profissionais da educação infantil no município de Arroio Grande, identificando suas limitações, seu impacto sobre a atuação docente e o desenvolvimento profissional, visando uma reflexão crítica sobre tais documentos e processos, e propondo alternativas de transformação. E como objetivos específicos a reflexão e o diálogo sobre o Desenvolvimento Profissional Docente dos professores da educação infantil analisando o plano de carreira do magistério, identificando suas limitações e potencialidade, dialogando através de cartas pedagógicas com colegas, secretária de educação, câmara de vereadores sobre o plano de carreira e desenvolvimento profissional docente, proporcionando uma reflexão crítica sobre tais instrumentos e propondo alternativas de transformação. Desenvolveu-se no município de Arroio grande com professores concursados da educação infantil. Utilizou-se como metodologia qualitativa a pesquisa-ação. Teve como principal instrumento as cartas pedagógicas. Na trajetória de diálogo o trabalho traz como resultado a reflexão entre professores onde com análise foi construído um metatexto e endereçado aos órgãos competentes ampliando a discussão entre as instâncias envolvidas trazendo uma proposta de seguimento para estudos futuros, sendo incluído como proposta de governo dos candidatos a prefeito do nosso município, reafirmando o comprometimento político e estético com professores da educação infantil do município de Arroio Grande. |
Resumen : | El presente trabajotuvo como objetivo general elanálisis y comprensióndelplan de carrera de losprofesionales de laeducación infantil delmunicipio de Arroio Grande, identificando sus limitaciones, su impacto eneldesempeño docente y eldesarrolloprofesional, buscando una reflexión crítica sobre estos documentos y procesos, proponiendo alternativas de transformación. Y como objetivos específicos, lareflexión y el diálogo sobre elDesarrolloProfesional de los docentes de primerainfância,analizandoelplan de carrera docente, identificando sus limitaciones y potencialidades, dialogando a través de cartas pedagógicas concompañeros, secretaria de educación y cámara de concejales, sobre elplan de carrera y desarrolloprofesional docente, aportando una reflexión crítica sobre estos instrumentos y proponiendo alternativas de transformación. Se desarrollóenelmunicipio de Arroio Grande con docentes efectivos de laeducación infantil.Se utilizó como metodologíacualitativalainvestigación-acción.Tuvo como principal instrumento lascartaspedagógicas. Enlatrayectoriadel diálogo, eltrabajoresultóen una reflexión entre docentes donde, conanálisis, se ha construidounmetatexto y dirigido a losórganos competentes, ampliando ladiscusión entre losórganos involucrados, trayendo una propuesta de seguimiento para futuros estudios, siendoincluida como propuesta de gobierno para candidatos a alcalde de nuestromunicípio, reafirmando elcompromiso político y estético conlosprofesores de educación infantil delmunicipio de Arroio Grande. |
Palabras clave : | Desenvolvimento Profissional Docente Plano de Carreira Cartas Pedagógicas Desarrollo Profesional Docente Plan de Carrera Cartas pedagógicas |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | MELLO, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de. O desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreira. 105 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5569 |
Fecha de publicación : | 18-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BiancaVergaraGonçalvesTeixeiradeMello2021.pdf | Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de Mello 2021 | 6.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.