Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5320
Tipo: Dissertação
Título: Ciranda da vida que gira e faz girar a roda” do brincar como experimentação de devires docentes na educação infantil.
Autor(es): Corrêa, Semíramis Martins
Primeiro Orientador: Voss, Dulce Mari da Silva
1° Membro da banca: Voss, Dulce Mari da Silva
2° Membro da banca: carvalho , Rodrigo Saballa de
3° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
4° Membro da banca: Lopardo , Carla Eugenia
Resumo: Essa Dissertação constitui-se das experiências que me tornam educadora das infâncias e que me lançaram numa pesquisa cartográfica de encontros com outras educadoras que atuam nas escolas de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Bagé (RS) em que oficinas do brincar foram os dispositivos acionados para dialogar, vivenciar e pensar possibilidades na educação das crianças. Inspirada nas Teorias Pós-Estruturalistas e na Filosofia da Diferença, especialmente, nos estudos de Foucault, Deleuze e Guattari. Penso as infâncias como multiplicidades e a Educação Infantil como produção rizomática aberta às potencialidades de viver infâncias singulares e de criação de docências que se desloquem dos agenciamentos capitalísticos e suas práticas de governo das condutas de educadores/as e educandos/as pautadas numa tradição pedagógica que concebe a infância como tempo biológico e unitário de preparação para a vida adulta. Ao propor as oficinas, pretendi gerar deslocamentos nessas percepções, vivenciando com elas as afecções do brincar como experimentação de múltiplas infâncias e de interação com os seres e as coisas do mundo. Acredito que, as oficinas funcionaram como máquinas que agenciaram desejos, desterritorializando os espaços, tempos e relações na escola. Ao brincar as educadoras experimentaram devires.
Abstract: This dissertation is constituted by the experiences that make me an educator of childhood and that launched me in a cartographic research of meetings with other educators who work in the kindergarten schools of Bagé Municipal Public Network (RS) in which workshops of play were the triggered devices. to dialogue, experience and think possibilities in the education of children. Inspired by Poststructuralist Theories and Philosophy of Difference, especially the studies by Foucault, Deleuze and Guattari. I think of childhoods as multiplicities and early childhood education as a rhizomatic production open to the potentialities of living singular childhoods and the creation of teachers that move away from capitalist agencies and their practices of governing the conduct of educators and learners based on a pedagogical tradition that conceives childhood as a biological and unitary time of preparation for adulthood. In proposing the workshops, I intended to generate displacements in these perceptions, experiencing with them the affections of playing as experimentation of multiple childhoods and interaction with the beings and things of the world. I believe that the workshops functioned as machines that fulfilled desires, deterritorializing the spaces, times and relationships at school. In playing the educators experienced devires.
Palavras-chave: Educação infantil.
Docências
Infâncias.
Brincar
Devires
Child education
Teaching
Childhood
Play
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: CORRÊA, Semíramis Martins. “Ciranda da vida que gira e faz girar a roda” do brincar como experimentação de devires docentes na educação infantil. 55 f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5320
Data do documento: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Semiramis Correa 2019.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.