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dc.contributor.advisor1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.creatorCorrêa, Semíramis Martins-
dc.date.accessioned2021-02-12T17:19:47Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2021-02-12T17:19:47Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationCORRÊA, Semíramis Martins. “Ciranda da vida que gira e faz girar a roda” do brincar como experimentação de devires docentes na educação infantil. 55 f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5320-
dc.description.abstractThis dissertation is constituted by the experiences that make me an educator of childhood and that launched me in a cartographic research of meetings with other educators who work in the kindergarten schools of Bagé Municipal Public Network (RS) in which workshops of play were the triggered devices. to dialogue, experience and think possibilities in the education of children. Inspired by Poststructuralist Theories and Philosophy of Difference, especially the studies by Foucault, Deleuze and Guattari. I think of childhoods as multiplicities and early childhood education as a rhizomatic production open to the potentialities of living singular childhoods and the creation of teachers that move away from capitalist agencies and their practices of governing the conduct of educators and learners based on a pedagogical tradition that conceives childhood as a biological and unitary time of preparation for adulthood. In proposing the workshops, I intended to generate displacements in these perceptions, experiencing with them the affections of playing as experimentation of multiple childhoods and interaction with the beings and things of the world. I believe that the workshops functioned as machines that fulfilled desires, deterritorializing the spaces, times and relationships at school. In playing the educators experienced devires.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantil.pt_BR
dc.subjectDocênciaspt_BR
dc.subjectInfâncias.pt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectDevirespt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.titleCiranda da vida que gira e faz girar a roda” do brincar como experimentação de devires docentes na educação infantil.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.contributor.referee2carvalho , Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee3Mello, Elena Maria Billig-
dc.contributor.referee4Lopardo , Carla Eugenia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEssa Dissertação constitui-se das experiências que me tornam educadora das infâncias e que me lançaram numa pesquisa cartográfica de encontros com outras educadoras que atuam nas escolas de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Bagé (RS) em que oficinas do brincar foram os dispositivos acionados para dialogar, vivenciar e pensar possibilidades na educação das crianças. Inspirada nas Teorias Pós-Estruturalistas e na Filosofia da Diferença, especialmente, nos estudos de Foucault, Deleuze e Guattari. Penso as infâncias como multiplicidades e a Educação Infantil como produção rizomática aberta às potencialidades de viver infâncias singulares e de criação de docências que se desloquem dos agenciamentos capitalísticos e suas práticas de governo das condutas de educadores/as e educandos/as pautadas numa tradição pedagógica que concebe a infância como tempo biológico e unitário de preparação para a vida adulta. Ao propor as oficinas, pretendi gerar deslocamentos nessas percepções, vivenciando com elas as afecções do brincar como experimentação de múltiplas infâncias e de interação com os seres e as coisas do mundo. Acredito que, as oficinas funcionaram como máquinas que agenciaram desejos, desterritorializando os espaços, tempos e relações na escola. Ao brincar as educadoras experimentaram devires.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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DIS Semiramis Correa 2019.pdf2.65 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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