Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5263
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Observação e análise da rotina escolar à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Alfabetização Científica |
Autor(es): | Souza, Carla Gizeli Borba de |
Primeiro Orientador: | Silva, André Luís Silva da |
Resumo: | Por meio deste artigo, pretende-se identificar as possibilidades didáticas em contextos da Aprendizagem Significativa e da Alfabetização Científica, como sendo capazes de ampliar e reconfigurar ideias previamente existentes na concepção de alunos e professores. Identificaram-se nesses aportes teóricos elementos estruturadores, tidos como qualificadores aos processos de ensino-aprendizagem. Apresenta-se aqui a observação e a análise de uma experiência vivenciada através da rotina escolar de uma turma de 9° ano de uma escola pública de ensino fundamental do município de Caçapava do Sul/RS. Desenvolveu-se um cronograma de observações, composto por cinco dias em semanas alternadas. Esta pesquisa possui uma metodologia qualitativa, e seus resultados foram levantados por meio de Diário de Bordo. Os resultados obtidos após análise da didática utilizada pelos professores observados possuem um grande potencial pedagógico para um ensino capaz de desenvolver compreensões amplas, pois os alunos qualificam-se a expressar seus saberes a partir de professores capacitados e com práticas inovadoras. |
Abstract: | This article intends to identify didactic possibilities in contexts of Significant Learning and Scientific Literacy, as being able to broaden and reconfigure previously existing ideas in the conception of students and teachers. Structural elements were identified in these theoretical contributions, considered as qualifiers to the teaching-learning processes. Here we present the observation and analysis of an experience lived through the school routine of a 9th grade class of a public Elementary School in the municipality of Caçapava do Sul/RS. A schedule of observations was developed, consisting of five days in alternate weeks. This research has a qualitative methodology, and its results were raised through logbook. The results obtained after an analysis of the didactics used by the teachers observed have a great pedagogical potential for a teaching capable of developing broad understandings, since the students qualify to express their knowledge to capacity teachers and with innovative practices. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Significativa Alfabetização Científica Rotina escolar Significant Learning Scientific Literacy School routine |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Curso: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição |
Citação: | SOUZA, Carla Gizeli Borba de. Observação e análise da rotina escolar à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Alfabetização Científica. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5263 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Gizeli Borba de Souza - 2018.pdf | Trabalho de conclusão de curso apresentada ao programa de Pós - Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica. | 324.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.