Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5261
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática da capoeira na escola como motivador para os alunos do 4° ano
Título(s) alternativo(s): The practice of capoeira at school as a motivator for 4th year students
Autor(es): Acosta, Guilherme Salgueiro
Soares, Ricardo Vieira
Primeiro Orientador: Silveira, Marta Iris Camargo Messias da
Resumo: O presente trabalho parte da necessidade de se fazer valer nas escolas, a manifestação cultural afro-brasileira, e neste sentido, escolhemos a capoeira como ponto de partida, por entender que esta modalidade, nos dará possibilidades de desenvolvermos aulas lúdicas e prazerosas, além de contextualizarmos a importância e relevância da história dos negros/as na construção histórica de nosso país. O presente projeto visa identificar por meio de intervenções teóricas e práticas, a motivação dos alunos e alunas para a prática de capoeira. Desta forma o trabalho desenvolvido, possibilita uma vivência desta modalidade, como também um retorno positivo para a escola e alunos envolvidos. Sendo a capoeira um misto entre o lúdico e o combativo, entendemos que esta modalidade tem um potencial facilitador no aprendizado e desenvolvimento dos escolares, utilizando conhecimento esta arte que se considera luta, jogo e ao mesmo tempo uma dança. Nossa proposta surge com a intencionalidade de propor uma Educação Física escolar diferenciada, tratando com esse tema, assuntos como o convívio harmonioso em sociedade, amparado pelo respeito às diferenças, bem como auxiliar no combate a quaisquer tipos de discriminação e preconceito.
Abstract: The present work starts from the need to assert itself in schools, the Afro-Brazilian cultural manifestation, and in this sense, we chose capoeira as a starting point, understanding that this modality, will give us possibilities to develop playful and pleasurable classes, in addition to contextualize the importance and relevance of the history of blacks in the historical construction of our country. The present project aims to identify, through theoretical and practical interventions, the motivation of male and female students to practice capoeira. In this way, the work developed allows an experience of this modality, as well as a positive return for the school and students involved. As capoeira is a mix between the playful and the combative, we understand that this modality has a potential facilitator in the learning and development of the students, using knowledge of this art that is considered fight, game and at the same time a dance. Our proposal arises with the intention of proposing a Differentiated school Physical Education, dealing with this theme, subjects such as harmonious coexistence in society, supported by respect for differences, as well as helping to combat any type of discrimination and prejudice.
Palavras-chave: Motivação
Educação física escolar
Capoeira
Motivation, capoeira
School physical education
Federal Law 10.639/03
Lei federal 10.639/03
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: ACOSTA, Guilherme Salgueiro; SOARES, Ricardo Vieira. A prática da capoeira na escola como motivador para os alunos do 4° ano. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5261
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERME SALGUEIRO ACOSTA e RICARDO VIEIRA SOARES.pdf3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.