???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5261
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Marta Iris Camargo Messias da-
dc.creatorAcosta, Guilherme Salgueiro-
dc.creatorSoares, Ricardo Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-10T17:56:16Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2020-11-10T17:56:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationACOSTA, Guilherme Salgueiro; SOARES, Ricardo Vieira. A prática da capoeira na escola como motivador para os alunos do 4° ano. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5261-
dc.description.abstractThe present work starts from the need to assert itself in schools, the Afro-Brazilian cultural manifestation, and in this sense, we chose capoeira as a starting point, understanding that this modality, will give us possibilities to develop playful and pleasurable classes, in addition to contextualize the importance and relevance of the history of blacks in the historical construction of our country. The present project aims to identify, through theoretical and practical interventions, the motivation of male and female students to practice capoeira. In this way, the work developed allows an experience of this modality, as well as a positive return for the school and students involved. As capoeira is a mix between the playful and the combative, we understand that this modality has a potential facilitator in the learning and development of the students, using knowledge of this art that is considered fight, game and at the same time a dance. Our proposal arises with the intention of proposing a Differentiated school Physical Education, dealing with this theme, subjects such as harmonious coexistence in society, supported by respect for differences, as well as helping to combat any type of discrimination and prejudice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectMotivation, capoeirapt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectFederal Law 10.639/03pt_BR
dc.subjectLei federal 10.639/03pt_BR
dc.titleA prática da capoeira na escola como motivador para os alunos do 4° anopt_BR
dc.title.alternativeThe practice of capoeira at school as a motivator for 4th year studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833004724363998pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374769931171275pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7525976996261066pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho parte da necessidade de se fazer valer nas escolas, a manifestação cultural afro-brasileira, e neste sentido, escolhemos a capoeira como ponto de partida, por entender que esta modalidade, nos dará possibilidades de desenvolvermos aulas lúdicas e prazerosas, além de contextualizarmos a importância e relevância da história dos negros/as na construção histórica de nosso país. O presente projeto visa identificar por meio de intervenções teóricas e práticas, a motivação dos alunos e alunas para a prática de capoeira. Desta forma o trabalho desenvolvido, possibilita uma vivência desta modalidade, como também um retorno positivo para a escola e alunos envolvidos. Sendo a capoeira um misto entre o lúdico e o combativo, entendemos que esta modalidade tem um potencial facilitador no aprendizado e desenvolvimento dos escolares, utilizando conhecimento esta arte que se considera luta, jogo e ao mesmo tempo uma dança. Nossa proposta surge com a intencionalidade de propor uma Educação Física escolar diferenciada, tratando com esse tema, assuntos como o convívio harmonioso em sociedade, amparado pelo respeito às diferenças, bem como auxiliar no combate a quaisquer tipos de discriminação e preconceito.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GUILHERME SALGUEIRO ACOSTA e RICARDO VIEIRA SOARES.pdf3.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???