Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5246
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Os temas de aula da educação física desenvolvidos nas escolas de Uruguaiana/RS |
Otros títulos : | Physical education class themes developed in schools in Uruguaiana/RS |
Autor(es): | Paim, Suelen de Souza |
Primeiro Orientador: | Bergmann, Mauren Lúcia do Araújo |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar os temas trabalhados pelos professores de Educação Física nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Uruguaiana/RS. É um estudo transversal, quantitativo e documental, os dados foram obtidos através de leitura dos relatórios de Estágio Supervisionado dos anos finais do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Unipampa, dos anos de 2015, 2016 e 2017 e de entrevistas realizadas em 2015. Os resultados apontam que os professores trabalharam nos três anos o tema Esportes Coletivos (96,2%) -sendo o Futsal e o Handebol os mais trabalhados- seguido pelo tema Ginásticas e exercícios funcionais ou localizados que esteve presente em 12 relatórios (44,4%), atletismo em 8 relatórios (29,6%), Jogos e brincadeiras em 5 relatórios (18,5%), medidas antropométricas em 7 relatórios (25,9%) e alimentação e dietas em 1 relatório (3,7%). De acordo com as descrições das observações nas aulas foram priorizados majoritariamente os conteúdos procedimentais, sendo a maior parte da aula o jogo. Desta forma, encontramos que o esporte é o tema priorizado nas aulas de Educação Física no município de Uruguaiana/RS. A partir disso, entendemos que este seja um tema importante a ser desenvolvido na escola, mas os temas de aula da Educação Física não devem ser limitados, já que o patrimônio da cultura corporal é amplo. |
Resumen : | The present study aimed to investigate the themes worked by Physical Education teachers in public elementary schools in Uruguaiana / RS. It is a cross-sectional, quantitative and documentary study, the data were obtained by reading the Supervised Internship reports from the final years of Elementary Education of the Physical Education Degree course at Unipampa, in the years 2015, 2016 and 2017 and interviews conducted in 2015. The results indicate that the teachers worked on the theme Collective Sports (96.2%) in the three years - Futsal and Handball being the most worked- followed by the theme Gymnastics and functional or localized exercises that was present in 12 reports (44 , 4%), athletics in 8 reports (29.6%), Games and games in 5 reports (18.5%), anthropometric measurements in 7 reports (25.9%) and food and diets in 1 report (3, 7%). According to the descriptions of the observations in the classes, the procedural contents were mostly prioritized, with most of the class being the game. Thus, we find that sport is the priority theme in Physical Education classes in the municipality of Uruguaiana / RS. From this, we understand that this is an important topic to be developed in school, but the Physical Education class themes should not be limited, since the heritage of body culture is broad. |
Palabras clave : | Educação física Cultura escolar Currículo Physical Education School culture Curriculum |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citación : | PAIM, Suelen de Souza; ZACHARIAS, Valquiria Beatriz Moraes. Os temas de aula da educação física desenvolvidos nas escolas de Uruguaiana/RS. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5246 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUELEM PAIM.pdf | 199.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.