Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5213
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A Capoeira como conteúdo da Educação Física escolar
Otros títulos : Capoeira as content of school Physical Education
Autor(es): Alves, Giovani da Rosa
Primeiro Orientador: Silveira, Marta Iris Messias da
Resumo: Partindo da compreensão de que a capoeira é fruto da resistência dos negros no Brasil e em 15 de julho de 2008 foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo Conselho consultivo do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), torna-se fundamental trazer para o espaço acadêmico do curso de Educação Física a vivência desta manifestação da cultura popular. Esta manifestação cumpre o papel de desenvolver a cultura corporal, sendo aqui Cultura entendida com um bem construído historicamente pelos indivíduos em sociedade e corporal como o indivíduo visto em sua integralidade. Sendo assim, a capoeira possibilita resgatar a história de nosso povo e contribui no desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade. E, segundo o Coletivo de Autores (1992), a capoeira é considerada com um dos conteúdos da Educação Física que tem relevante contribuição para a cultura corporal. Cabe a Universidade propiciar espaços que possibilitem ao acesso de acadêmicos e sociedade em geral à pratica da capoeira e suas potencialidades educativas. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino fundamental Hermeto Pinto Bermudez com uma turma de oitavo ano.
Resumen : Starting from the realization that capoeira is black resistance of fruit in Brazil and July 15, 2008 was officially recognized as Brazilian cultural heritage by the Advisory Council of IPHAN (Institute of Historical and Artistic Heritage), it is essential to bring academic space Physical Education course to experience this manifestation of popular culture. This event fulfills the role of developing physical culture, being understood here Culture with a well constructed historically by individuals in society and the individual body as seen in its entirety. Thus, capoeira enables rescue the history of our people and contributes to the development of the individual in its entirety. And, according to the Authors Collective (1992), capoeira is considered as one of Physical Education of the content that has a significant contribution to the body culture. It is the University provide spaces that allow the scholars and the general public access to the practice of capoeira and its educational potential. The project was developed at the State School Elementary school Hermeto Bermudez Pinto with an eighth grade class.
Palabras clave : Educação física
Capoeira
Escola
School
Physical education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : ALVES, Giovani da Rosa. A Capoeira como conteúdo da Educação Física escolar. 22p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5213
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GIOVANI DA ROSA ALVES.pdf344.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.