Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5192
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Parecer descritivo no ensino fundamental: limites e possibilidade |
Otros títulos : | Descriptive opinion in elementary school: limits and possibilities |
Autor(es): | Rodrigues, Ruth Margô Galarça |
Primeiro Orientador: | Mello, Elena Maria Billig |
Resumo: | Neste trabalho acadêmico apresentam-se os resultados das publicações realizadas a partir da ação investigativa sobre parecer descritivo, que é uma ferramenta atualmente utilizada no processo de avaliação da aprendizagem de alunos. Compõe de um resumo submetido ao evento acadêmico 9o SIEPE/UNIPAMPA e o trabalho de conclusão de curso em formato de artigo. As escritas foram organizadas por ordem cronológica de submissão. A metodologia envolveu a pesquisa do tipo bibliográfica e documental, de modo que foi analisado o ordenamento legal e normativo nacional e estadual do RS sobre verificação do rendimento escolar – avaliação da aprendizagem, mais especificamente sobre o uso do parecer descritivo. Concluiu-se que a avaliação é muito mais que a quantidade de informações, conforme aparece nas verificações de aprendizagem no enfoque tradicional. A proposta de trabalhar com o parecer descritivo de forma significativa poderá abrir novas portas do conhecimento do educador e do educando em busca de novas formas de aprender, ensinar e avaliar. |
Resumen : | In this academic work the results of the publications made from the investigative action on descriptive opinion, which is a tool currently used in the evaluation process of student learning, are presented. Composed of a summary submitted to the academic event 9o SIEPE / UNIPAMPA and the work of conclusion of course in article format. The writings were arranged in chronological order of submission. The methodology involved the research of the bibliographic and documentary type, in order to analyze the legal and normative national and state regulation of RS on verification of school performance - evaluation of learning, more specifically on the use of descriptive advice. It was concluded that the evaluation is much more than the amount of information, as it appears in the learning checks in the traditional approach. The proposal to work with the descriptive opinion in a meaningful way may open new doors for the educator and the learner in search of new ways to learn, teach and evaluate. |
Palabras clave : | Descriptive opinion Elementary school Avaliação da aprendizagem Parecer descritivo Ensino Fundamental Ciências da natureza Natural sciences Evaluation of learning |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citación : | RODRIGUES, Ruth Margô Galarça. Parecer descritivo no ensino fundamental: limites e possibilidades, 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5192 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUTH MARGO GALARCA RODRIGUES.pdf | 768.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.