Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5081
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A importância da parceria escola e família no processo educacional da criança com auxílio da neurociência |
Título(s) alternativo(s): | The importance of school and family partnership in the educational process of children with neurocience aid |
Autor(es): | Pereira, Luís Antonio Linke |
Primeiro Orientador: | Souza, Mauren Assis de |
Resumo: | A família é o primeiro ambiente social da criança e elemento fundamental na formação do caráter e da postura que esta terá quando passar a viver com outras pessoas que não fazem parte de sua árvore genealógica. Ao frequentar as instituições de ensino a criança depara-se com outro universo, com horários, regras e conceitos diferentes; sem falar das diferentes origens dos colegas. Para tanto, essas duas realidades – a de casa e a da escola- ainda que permaneçam diferentes, precisam entrar em harmonia a fim de alcançar um objetivo em comum, que é o desenvolvimento integral da criança. Logo, este projeto buscará evidenciar a importância da parceria escola com a família no processo de desenvolvimento educacional da criança com o auxílio da neurociência. Foi realizada uma revisão de literatura através de artigos em português na base de dados da Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico dos anos de 2008 a 2018 (últimos 10 anos). Buscaram-se artigos que relatavam experiências de aproximação entre família e escola; verificaram se foi realizado algum tipo de teste em relação ao desempenho escolar quando as ações foram implementadas; foi realizada uma identificação das ações que aproximaram a família da escola e avaliado na aprendizagem dos alunos; foi verificado, por meio de pesquisa, se existe algum experimento que trouxeram os pais para a escola e depois foi avaliado o desempenho dos alunos. Concluiu-se que o tema é de relevância e que a neurociência tem contribuído para a formação integral do aluno nas escolas brasileiras. |
Abstract: | The family is the child's first social environment and a fundamental element in the formation of the character and posture that will have when living with other people who are not part of their family tree. When attending educational institutions, the child faces another universe, with different times, rules and concepts; not to mention the different backgrounds of colleagues. To this end, these two realities - that of home and of school - although they remain different, need to come into harmony in order to achieve a common goal, which is the integral development of the child. Therefore, this project will seek to highlight the importance of the school-family partnership in the educational development process of children with the help of neuroscience. A literature review was performed through articles in Portuguese in the database of Scielo, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and Google Scholar from 2008 to 2018 (last 10 years). We searched for articles that related experiences of approximation between family and school; verified if any kind of test was performed in relation to the school performance when the actions were implemented; an identification of the actions that brought the family closer to the school was performed and assessed in the students' learning; It was verified, through research, if there is any experiment that brought parents to school and then the performance of the students was evaluated. It was concluded that the topic is relevant and that neuroscience has contributed to the integral formation of the student in Brazilian schools. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento integral da criança Educação Família Escola Neurociência Integral development of the child Education Family School Neuroscience Educação e neurociência Education and neuroscience |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
Citação: | PERERIRA, Luís Antonio Linke. A importância da parceria escola e família no processo educacional da criança com auxílio da neurociência. 15p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5081 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIS PEREIRA.pdf | 220.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.