???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5081
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Souza, Mauren Assis de-
dc.creatorPereira, Luís Antonio Linke-
dc.date.accessioned2020-06-19T03:16:08Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2020-06-19T03:16:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPERERIRA, Luís Antonio Linke. A importância da parceria escola e família no processo educacional da criança com auxílio da neurociência. 15p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5081-
dc.description.abstractThe family is the child's first social environment and a fundamental element in the formation of the character and posture that will have when living with other people who are not part of their family tree. When attending educational institutions, the child faces another universe, with different times, rules and concepts; not to mention the different backgrounds of colleagues. To this end, these two realities - that of home and of school - although they remain different, need to come into harmony in order to achieve a common goal, which is the integral development of the child. Therefore, this project will seek to highlight the importance of the school-family partnership in the educational development process of children with the help of neuroscience. A literature review was performed through articles in Portuguese in the database of Scielo, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and Google Scholar from 2008 to 2018 (last 10 years). We searched for articles that related experiences of approximation between family and school; verified if any kind of test was performed in relation to the school performance when the actions were implemented; an identification of the actions that brought the family closer to the school was performed and assessed in the students' learning; It was verified, through research, if there is any experiment that brought parents to school and then the performance of the students was evaluated. It was concluded that the topic is relevant and that neuroscience has contributed to the integral formation of the student in Brazilian schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectIntegral development of the childpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.subjectEducation and neurosciencept_BR
dc.titleA importância da parceria escola e família no processo educacional da criança com auxílio da neurociênciapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of school and family partnership in the educational process of children with neurocience aidpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5330026031733345pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1571752069730472pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA família é o primeiro ambiente social da criança e elemento fundamental na formação do caráter e da postura que esta terá quando passar a viver com outras pessoas que não fazem parte de sua árvore genealógica. Ao frequentar as instituições de ensino a criança depara-se com outro universo, com horários, regras e conceitos diferentes; sem falar das diferentes origens dos colegas. Para tanto, essas duas realidades – a de casa e a da escola- ainda que permaneçam diferentes, precisam entrar em harmonia a fim de alcançar um objetivo em comum, que é o desenvolvimento integral da criança. Logo, este projeto buscará evidenciar a importância da parceria escola com a família no processo de desenvolvimento educacional da criança com o auxílio da neurociência. Foi realizada uma revisão de literatura através de artigos em português na base de dados da Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico dos anos de 2008 a 2018 (últimos 10 anos). Buscaram-se artigos que relatavam experiências de aproximação entre família e escola; verificaram se foi realizado algum tipo de teste em relação ao desempenho escolar quando as ações foram implementadas; foi realizada uma identificação das ações que aproximaram a família da escola e avaliado na aprendizagem dos alunos; foi verificado, por meio de pesquisa, se existe algum experimento que trouxeram os pais para a escola e depois foi avaliado o desempenho dos alunos. Concluiu-se que o tema é de relevância e que a neurociência tem contribuído para a formação integral do aluno nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LUIS PEREIRA.pdf220.98 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???