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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4748
Tipo: | Dissertação |
Título: | Saberes de resistência, identidades e pertencimentos no sul do Brasil: modos de ser e viver nas narrativas de quilombolas da Comunidade de Palmas (Bagé, RS) |
Autor(es): | Jacinto, Luis César Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
1° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
2° Membro da banca: | Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de |
3° Membro da banca: | Salomão , Diana de Paula Freitas |
4° Membro da banca: | Machado, Sátira Pereira |
Resumo: | Esta dissertação buscou compreender como se constrói a identidade quilombola e o que nos ensina a comunidade quilombola de Palmas a partir de narrativas sobre a sua constituição. A comunidade é formada por negros descendentes de escravizados da região, informação registrada no laudo sócio, histórico e antropológico, marcada no decorrer da sua história por movimentos de resistência pela dignidade e pela sobrevivência e, na atualidade, pela luta pela garantia da posse de suas terras. A partir das narrativas dos participantes, procurei compreender quais saberes foram construídos na trajetória da comunidade, as identidades que emergiram e o pertencimento dos moradores quilombolas. Para compor cientificamente esta pesquisa, decidi pela abordagem de cunho qualitativa Chizotti (2006) e a perspectiva da Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 1998, 2006; CAVALCANTI, 1986, 2006). Utilizei como percurso metodológico para a geração de dados a pesquisa narrativa, seguindo as orientações de Clandinin e Connelly (2015), Toledo, Soligo e Simas (2014) e Jovchelovitch e Bauer (2015), que nortearam o percurso metodológico para a pesquisa narrativa e a entrevista narrativa para geração e produção de dados na perspectiva das narrativas tridimensionais. Também fiz uso de dados documentais para expandir as narrativas dos participantes. Para compreender o contexto da constituição das comunidades quilombolas no país, apoiei-me em Moura (2001), Munanga (2001) e Maestri (2001); para o conceito de identidade, identidade cultural e diáspora, em Hall (2003, 2005); Munanga (1994, 2005, 2006) e Gomes (2006); para tratar do conceito de comunidade, em Bauman (2001, 2003); e de globalização, em Santos (2010). Os resultados da pesquisa mostram que a identidade quilombola está em construção em meio a conflitos e disputas territoriais. As narrativas sobre o processo de constituição da identidade quilombola constituem um saber de resistência, que provém da necessidade de auto-reconhecimento e auto-definição, pois o ato de se reconhecer e se determinar quilombola, e a organização comunitária são saberes relevantes para a postura de resistência assumida. O pertencimento, por sua vez, se relaciona à escolha por não abdicar das relações que caracterizam a identificação com este contexto social e cultural. Ao tomarem conhecimento e renarrarem a luta, os participantes da pesquisa constituem saberes que proporcionam o conhecimento de si, denominados nesta pesquisa de saberes de resistência. Ao narrarem suas trajetórias de luta pela terra, os participantes se reconhecem como quilombolas, o que fortalece o vínculo comunitário. |
Abstract: | This thesis sought to understand how the quilombola identity is built and what the quilombola community of Palmas teaches us in narratives about its constitution. According to information recorded in the socio, historical and anthropological report, the community is made up of black descendants of slaves in the region, and it is constructed throughout its own history by movements of resistance for dignity and survival and, today, by the struggle for the guarantee of the possession of rights and lands. From the participants' narratives, I tried to understand what knowledge was built in the community's trajectory, the identities that emerged and the belonging of the quilombola residents. In order to scientifically compose this research, I decided to take a qualitative approach (CHIZOTTI, 2006) and the perspective of undisciplined Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1998, 2006; CAVALCANTI, 1986, 2006). As for the methodological procedures for data generation, I made use of narrative inquiry, following the orientations for producing tridimensional narratives in the perspective of Clandinin and Connelly (2015), Toledo, Soligo and Simas (2014), and Jovchelovitch and Bauer (2015). I also made use of documental data in order to expand participants’ narratives. To understand the context of the constitution of quilombola communities in the country, I relied on Moura (2001), Munanga (2001) and Maestri (2001); for the concept of identity, cultural identity and diaspora, in Hall (2003, 2005); Munanga (1994, 2005, 2006) and Gomes (2006); to deal with the concept of community, in Bauman (2001, 2003); and globalization, in Santos (2010). The results show that quilombola identity is under construction within territorial conflicts and disputes. Narratives about the process of constitution of the quilombola identity constitute a knowledge of resistance, which comes from the need for self-recognition and self-definition, because the act of recognizing and determining oneself a quilombola as well as community organization are relevant knowledge for the resistance positioning. Belonging, in its turn, is related to the choice for not abdicating the relationships that characterize identification with this social and cultural context. Upon learning about and retelling the struggle, the research participants constitute knowledge that promote knowledge about themselves, which in this research we call resistance knowledge. In narrating their trajectories of struggle for the land, the participants recognize themselves as quilombolas, which strengthens the community bond. |
Palavras-chave: | Narrativas Comunidade quilombola de Palmas Identidades Pertencimentos Saberes de resistência Narratives Palmas quilombola community Identities Belongings Resistance knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | JACINTO, Luis César Rodrigues. Saberes de resistência, identidades e pertencimentos no sul do Brasil: modos de ser e viver nas narrativas de quilombolas da comunidade de Palmas (Bagé, RS). 138 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4748 |
Data do documento: | 29-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
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