Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4624
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Iniciação à programação em blocos utilizando Ardublock e plataforma Arduino
Autor(es): Lopes, Ricardo Gomes
Primeiro Orientador: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Coorientador: Ribeiro, Januário Dias
1° Membro da banca: Ribeiro, Januário Dias
2° Membro da banca: Dworakowski, Luiz Antônio de Quadros
3° Membro da banca: Lucchese, Márcia Maria
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado com o objetivo de conceber a criação de um material instrucional com o enfoque na introdução à programação do Arduino utilizando o software Ardublock. A construção da primeira versão foi testada através de um estudo piloto, onde se utilizou como referencial de pesquisa Damiani (2013), de modo que, descreva a pesquisa através de uma intervenção pedagógica. A construção do material, seguiu como referencial a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003). Os resultados obtidos nas intervenções pedagógicas permitiram a criação de uma nova versão do material instrucional, com correções e explicações extras de conceitos que não ficaram claras na intervenção, também inserindo novas temáticas no trabalho. Tal material tem como objetivo a introdução à programação do Arduino no Ensino Fundamental, nesta apostila contém a introdução à lógica de programação, comandos no Ardublock, divisão de tensão, sensores e atuadores e pequenos projetos envolvendo plataforma Arduino/Ardublock, de modo que, a apoila sirva como base para projetos mais avançados. Ainda, foram realizadas modificações no Ardublock, com a inserção de novas funções ao software, isso se deve em parte, por se tratar de um programa opensource, tais modificações foram realizadas com o objetivo de programar uma miniestação meteorológica, no qual o programa inicialmente não tinha funções suficientes para isto.
Abstract: This work was completed with the purpose of designing the creation of an instructional material with the focus on the introduction to Arduino programming using Ardublock software. The construction of the first version was tested through a pilot study, where it was used as a research reference Damiani (2013), where it describes the research through a pedagogical intervention. The construction of the material, followed as a reference the theory of Significant Learning of David Ausubel (2003). The results obtained in the pedagogical interventions allowed the creation of a new version of the instructional material, with corrections and extra explanations of concepts that were not clear in the intervention, also inserting new themes in the work. This material has the objective of introducing Arduino programming in Elementary School, in this book contains the introduction to programming logic, commands in the Ardublock, voltage division, sensors and actuators and small projects involving Arduino / Ardublock platform, so that the work as a basis for more advanced projects. Also, modifications were made to the Ardublock, with the insertion of new functions to the software, this is due in part, because it is an opensource program, such modifications were made with the objective of scheduling a meteorological mini-session, in which the program initially did not had sufficient functions for this.
Palavras-chave: Programação em blocos
Ardublock.
Arduino
Block programming
Ardublock
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: LOPES, Ricardo Gomes. Iniciação à programação em blocos utilizando Ardublock e plataforma Arduino. 135 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4624
Data do documento: 10-Jul-2019
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ricardo Lopes 2019.pdf7.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.