Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4615
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transtorno do espectro do autismo (TEA) e a química orgânica: uma sequência didática acessível na perspectiva do ensino estruturado
Autor(es): Machado, Thainá Pedroso
Primeiro Orientador: Firme, Márcia Von Frühauf
Coorientador: Bastos, Amélia Rota Borges de
1° Membro da banca: Firme, Márcia Von Frühauf
2° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
3° Membro da banca: Alves, Elenilson Freitas
Resumo: O presente estudo traz uma proposta de sequência didática para a Química Orgânica, pautada na perspectiva do ensino estruturado em uma sala de aula comum inclusiva, na componente curricular de Química que possui um aluno com o Transtorno no Espectro do Autismo (TEA). O trabalho parte das premissas da Pesquisa Intervenção Pedagógica, faz uso da análise documental por meio da utilização de diário de campo e prevê uma sistematização de dados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Bagé/RS, em uma turma composta por 16 alunos e dentre eles, um diagnosticado com TEA. Para tanto, esse trabalho apresenta um panorama sobre as publicações da área do Ensino de Química com relação à Educação Inclusiva, bem como, os avanços desta no Brasil. Também, compreende-se o ensino estruturado, através do detalhamento das atividades desenvolvidas pela autora. Os resultados obtidos indicam a efetividade do ensino estruturado para alunos que possuem o TEA.
Abstract: The present study presents a didactic sequence proposal for Organic Chemistry, based on the perspective of structured teaching in a common inclusive classroom, in the curricular component of Chemistry that has a student with Autism Spectrum Disorder (TEA). The work starts from the premises of the Pedagogical Intervention Research, makes use of the documentary analysis through the use of field diary and predicts a systematization of data from Discursive Textual Analysis. The research was developed in a state school in the municipality of Bagé / RS, in a class composed of 16 students and among them, one diagnosed with ASD. Therefore, this work presents an overview of the publications of the area of Teaching Chemistry in relation to Inclusive Education, as well as the advances of this in Brazil. Also, structured teaching is understood, through the detailing of the activities developed by the author. The results indicate the effectiveness of structured teaching for students with ASD.
Palavras-chave: Transtorno do espectro do autismo
Química orgânica
Ensino estruturado
Autism spectrum disorder
Organic chemistry
Structured teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: MACHADO, Thainá Pedroso. Transtorno do espectro do autismo (TEA) e a química orgânica: uma sequência didática acessível na perspectiva do ensino estruturado.91 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4615
Data do documento: 12-Jul-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2_Thainá Machado 2018.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.