Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação organizacional na Bruning Tecnometal: uma análise das práticas adotadas
Autor(es): Almeida, Bruna Pazdziora de
Primeiro Orientador: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
1° Membro da banca: Lubeck, Elisa
2° Membro da banca: Pereira, Camila Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever como a indústria de metalmecânica Bruning Tecnometal realiza sua comunicação organizacional, com o intuito de alcançar uma análise detalhada a partir das categorias de comunicação organizacional definidas por Margarida Kunsch: comunicação institucional, administrativa, mercadológica e interna. Tratase de um estudo que utiliza a pesquisa bibliográfica, a pesquisa exploratória qualitativa e a pesquisa exploratória descritiva como base metodológica. O corpus de análise traz entrevistas com profissionais que já foram gestoras da comunicação da Bruning e também percepções obtidas através da observação participante. Como resultado, identifica-se e analisa-se, através de cada categoria, como é realizada a comunicação organizacional da empresa, bem como a gestão das estratégias e canais utilizados para a difusão das informações. Destaca-se o aproveitamento do percurso teórico como um alicerce da constatação resultante do trabalho, e compreende-se que, de fato, as categorias permitiram alcançar os resultados, de analisar de forma clara a comunicação da Bruning.
Abstract: The objective of this study is to describe how a metalworking industry Bruning Tecnometal performs its organizational communication, in order to achieve a detailed analysis from the organizational communication categories defined by Margarida Kunsch: institutional, administrative, marketing and internal communication. This is a study that uses bibliographic research, qualitative exploratory research and descriptive exploratory research as a methodological basis.The corpus of analysis brings interviews with professionals who have already managed Bruning's communication and also perceptions obtained through participant observation. As a result, the organization's organizational communication is identified and analyzed through each category, as well as the management of the strategies and channels used to disseminate information. It is worth noting that the theoretical course is used as a basis for the findings of the study, and it is understood that the categories did indeed achieve the results, clearly analyzing Bruning's communication.
Palavras-chave: Comunicação nas organizações
Bruning Tecnometal
Indústrias metalúrgicas
Communication in organizations
Metallurgical Industries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: ALMEIDA, Bruna Pazdziora de. Comunicação organizacional na Bruning Tecnometal: uma análise das práticas adotadas. 2018. 64 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3849
Data do documento: 6-Dez-2018
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Pazdziora de Almeida 2018.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.