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Tipo: Relatório Técnico
Título: Efetivação da inclusão nas escolas de educação infantil da rede municipal de Bagé - RS.
Autor(es): Trindade, Alexandra Paz
Primeiro Orientador: Brizolla, Francéli
Resumo: O Relatório Crítico-Reflexivo aqui apresentado é um dos requisitos básicos para a obtenção do título de mestre no curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa – Jaguarão/RS (PPGEdu/UNIPAMPA). O trabalho teve como objetivo contribuir com a efetivação da inclusão nas escolas de educação infantil do município de Bagé- RS, a partir das Rodas de Formações com os gestores escolares. Para tanto, o olhar direcionou-se à rede municipal de educação desse município, sob um recorte deste contexto que corresponde as Escolas de Educação Infantil. Metodologicamente, este trabalho se deu sob a perspectiva da pesquisa de cunho qualitativo a partir da intervenção-ação a qual concretizou-se em quatro (04) encontros coletivos materializados nas ações com grupos de estudos, durante o ano de 2014. Para tanto evidencio as referências metodológicas, com detalhamento da intervenção, o contexto de execução do instrumento diagnóstico, igualmente, a maneira como foi empregado, o começo da intervenção com a análise dos dados diagnósticos, a descrição dos sujeitos participantes, a estratégia das ações para a intervenção propriamente dita, batizadas de “Rodas de Formação”,com detalhamento dos encontros e das ações e o método de avaliação da intervenção. Optou-se pela configuração em “Rodas”, tendo como finalidade a reflexão coletiva, a construção e a reconstrução do pensamento. Essa dinâmica vem se mostrando favorável para ambientes mais expositivos, por ter como ponto forte a contribuição dos sujeitos envolvidos, facilitando a comunicação, o “olho no olho” e, assim, as interações acontecem com mais facilidade. Ao propor aformação em Rodas, pretendeu-se valorizar a percepção de diferentes pontos de vista e impulsionar as aprendizagens. A intervenção empregou como fonte de registro das práticas a estratégia dos “Diários”, pois nos permite que se vislumbre o processo de construção e reconstrução do pensamento que se dá na partilha de experiências, buscando conhecer o que havia sido significativo aos olhos de cada equipe. A intervenção-ação teve um caráter de ação-reflexão-ação,pela qual se estabeleceu o movimento de ações, aprendizagens e, simultaneamente, avaliação. É importante salientar que as discussões realizadas na formação continuada, as quais viabilizaram um repensar sobre a inclusão nas escolas de Educação Infantil, oportunizando um dialógo entre a prática e a teoria. Por fim a intervenção possibilitou que os sujeitos-gestores projetassem ao longo dos encontros ações para facilitar o processo de inclusão das crianças com deficiência nas escolas de Educação Infantil.
Abstract: El informe crítico y reflexivo que se presenta aquí es uno de los requisitos básicos para la otención de un título de maestria em Máster Profissional en Educacíon de la Universidad Federal de Pampa - Jaguarão/RS (PPGEdu / UNIPAMPA). El estudio tuvo como objetivo contribuir a la realización in educación de los preescolares en la cuidad de Bagé - RS, desde formaciones com ruedas adminstradoras escolares. Por lo tanto, la mirada dirigida a la educación municipal de esta cuidad, bajo un corte este contexto que coincide con los preescolares. Metodologicamente, este trabalho se llevó a cabo bajo una investigación presentada utilizando el método de la in- vestigación cualitativa de la acción de interevención, que se materializó en cuatro (4) reuniones colectivas se materializaron en la acción con el grupo de estudio durante el año 2014. Para ese puesto en evidencia las referencias metodológicas, com detalhes de la intervención, la ejecución del contexto herramienta de diagnóstico también, la descripción de los análisis de datos de diagnóstico, la descripción de los sujetos participantes, la estrategia social la intervención misma, bautizada “Ruedas de entrenamiento”, que detalha las reunioes y acciones y el método de evaluación de la intervención. Optamos por el ajuste en las “Ruedas” con el propósito de la reflexión colectiva, la construcción y reconstrucción de la dinámica pensamento. Esa ha resultado favorable para más ambientes de exposición, de tener como punto fuerte la contribuición de los envolucrados, facilitar la comunicación, “ojo en las de ojo” y por lo tanto ocorrir más facilmente. Al proponer las Ruedas de entrenamiento, el objetivo era mejorar la percepción de los diferentes puntos de vista y de aprendizaje impulso. La intervención emplea como fuente de registro de las prácticas diarias de estrategia, porque en le permite vislumbrar el proceso de construcción y reconstrucción de pensar lo que sucede en el intercambio de experiencias, tratando de saber qué había sido importante a los ojos de cada equipo. La acción de intervención tuvo el cáracter de acción-reflexión-acción, por la que estableció el movimiento de las existencias, el aprendizaje y la evaluación de forma simultánea. Es importante señalar que los debates celebrados en la formación continua, lo que hizo posible un replanteamento acerca de la inclusión en los centros preescolares, proporcionando oportunidades para un diálogos entre la práctica y la teoria. Por último, la intervención activa del sujeto a las reuniones de gestión de projectos sobre las acciones para facilitar el proceso de inclusión de niños con discapacidad en las escuelas de Educación Infantil.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação infantil
Intervenção
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/362
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

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