Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3218
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um lugar a ser descoberto: produção de VTs publicitários de educação patrimonial para o museu das missões |
Autor(es): | Viana, Carlos André |
Primeiro Orientador: | Thier, Roberta Roos |
1° Membro da banca: | Feitosa, Sara Alves |
2° Membro da banca: | Silva, Denise Teresinha da |
Resumo: | Elementos essenciais na história missioneira estão passando despercebidos, fazendo com que a comunidade perca o contato com suas raízes históricas. O Museu das Missões e o IPHAN têm feito esforços para resolver isso, coordenando ações de preservação e divulgação da história nos municípios da região dos Sete Povos das Missões, uma região tradicionalmente voltada ao setor agrícola e com poucas ações voltadas à área cultural. Buscando alternativas para reverter esse quadro, entende-se que, a linguagem publicitaria audiovisual pode ser uma ferramenta poderosa na divulgação das ações e também na inserção da comunidade dentro do espaço do museu, e, utilizando-a, juntamente com a educação patrimonial, busca uma maior apropriação do museu pela comunidade, tornando, assim, o museu mais presente no cotidiano da população local, assim como dos visitantes que buscam por sua história. O presente projeto experimental se propõe a desenvolver vídeos de educação patrimonial para o Museu das Missões, trazendo sua história e seu acervo, divulgando as ações implementadas por ele, objetivando uma maior inserção da comunidade no espaço museal. |
Abstract: | Essential elements in the Jesuit Missionary history are passing unnoticed, so that the community is losing contact with their historical roots. The Museu das Missiões and IPHAN have made efforts to resolve this, coordinating actions of preservation and dissemination of the history in the municipalities of the Seven Peoples Missions region, a place traditionally focused on the agricultural sector, with few actions aimed at cultural area. Seeking alternatives to revise this picture, it is understood that the audiovisual advertising language can be a powerful tool in the dissemination of actions and also for the community of insertion into the museum space, and, using it along with the heritage education, aims to a greater appropriation of the museum by the community, making the museum more present in daily life of the local population, as well by visitors seeking for its history. This experimental project aims to create heritage education videos to the Museu das Missões, bringing your history and your collection, publicizing the actions taken by him, aiming greater community inclusion in the museum space. |
Palavras-chave: | Publicidade Recursos audiovisuais Missões Patrimônio cultural – Proteção Rio Grande do Sul História Publicity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | VIANA, Carlos André. Um lugar a ser descoberto: produção de VTs publicitários de educação patrimonial para o museu das missões. 2015. 68p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3218 |
Data do documento: | 27-Jan-2015 |
Aparece nas coleções: | Publicidade e Propaganda |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS ANDRÉ VIANA 2015.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.