Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3106
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Demandas dos alunos do ensino fundamental de Dom Pedrito - RS sobre o tema: sexualidade |
Autor(es): | Kaufmann, Leci |
Primeiro Orientador: | Luz, Fernando Albuquerque |
1° Membro da banca: | Luz, Fernando Albuquerque |
2° Membro da banca: | Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
3° Membro da banca: | Jesus, Suzana Carvalho de |
Resumo: | A sexualidade é um tema que é de grande importância para ser abordado no ambiente escolar e a Educação Sexual é um anseio e um direito dos adolescentes em idade escolar podendo auxiliar na sua formação, tornando-os críticos e conscientes de seus direitos e deveres. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como os alunos gostariam que o tema sexualidade fosse abordado dentro da escola. A justificativa desta pesquisa está relacionada com a dificuldade de abordagem da educação sexual no âmbito escolar. A partir dessas dificuldades, tem-se a necessidade de investigar as dúvidas e os assuntos que os alunos gostariam de aprender sobre o tema sexualidade durante as aulas. O trabalho teve como público alvo 155 estudantes, em três escolas da rede pública de ensino da cidade de Dom Pedrito- RS. A pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa e quanto aos objetivos como explicativa, quanto aos procedimentos técnicos adotados será o levantamento, para a coleta dos dados foi elaborado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. Percebeu-se que os alunos pesquisados não compreendem o conceito de sexualidade, relacionando-o com sexo e o gênero de cada indivíduo. Além disso, os alunos têm curiosidades sobre variados temas, como a adolescência, namoro, formas de evitar a gravidez, relações sexuais. Quanto à forma de tirarem dúvidas sobre a temática, a internet foi a mais citada, enquanto que, o professor e a equipe diretiva, não foram mencionados, o que revela um dado preocupante, já que é na escola que os alunos passam o maior tempo e deveria ser neste espaço que o mesmo deveria ter acesso a estas informações. Verificou-se também, que as escolas abordam a temática, geralmente, através de palestrantes da área da saúde. Sendo assim, a Educação Sexual não pode limitar-se somente ao biológico, é fundamental que debatam aspectos gerais da sexualidade humana, que compõem a base para uma vida sexual saudável e prazerosa. Para que toda e qualquer iniciativa de educar sexualmente seja funcional, é necessário que os professores tenham fortalecido em si a atitude de reconhecimento de que é função da escola e assim abordar a sexualidade com outro viés, procurando contemplar os diversos campos de conhecimento e que as informações sejam contextualizadas com a realidade e o interesse dos alunos. |
Abstract: | Sexuality is a topic of great importance to be addressed in the school environment and Sexual Education is a desire and right of adolescents of school age who can help in their formation, making them critical and aware of their rights and duties. The purpose of this research was to understand how students would like the subject sexuality to be approached within the school. The justification of this research is related to the difficulty of approaching sex education in school. From these difficulties, it is necessary to investigate the doubts and the subjects that the students would like to learn about the topic sexuality during the classes. A total of 155 students were enrolled in three public schools in the city of Dom Pedrito, RS. The research is characterized methodologically as qualitative and as for the objectives as explanatory, the technical procedures adopted will be the for the data collection a structured questionnaire was elaborated with open and closed questions. It was noticed that the students studied do not understand the concept of sexuality, relating it to gender and the gender of each individual. In addition, students have curiosities on various topics, such as adolescence, dating, ways to avoid pregnancy, intercourse. As for the way to raise doubts about the subject, the internet was the most cited, while the teacher and the directive team were not mentioned, which reveals a worrying fact, since it is in the school that students spend the longest time and it should be in this space that it should have access to this information. It was also verified that the schools approach the subject, generally, through lecturers of the health area. Therefore, Sexual Education cannot be limited to biological only, it is fundamental that they debate general aspects of human sexuality, which form the basis for a healthy and pleasurable sexual life. In order for any initiative to sexually educate to be functional, it is necessary that teachers have strengthened in themselves the attitude of recognition that it is the function of the school and thus approach sexuality with another bias, trying to contemplate the various fields of knowledge and that the information are contextualized with the reality and the interest of the students. |
Palavras-chave: | Dating Adolescence Sex education Tabu Adolescência Educação sexual Namoro Ciências da natureza Natural science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citação: | KAUFMANN, Leci. Demandas dos alunos do ensino fundamental e de Dom Pedrito - RS sobre o tema: sexualidade. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3106 |
Data do documento: | 17-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LECI KAUFMANN.pdf | LECI KAUFMANN 2017 | 802.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.