Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3018
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Contextualização do ensino de química orgânica através da temática agrotóxico com alunos da Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Simões, Natalia Trojahn |
Primeiro Orientador: | Alves, Elenilson Freitas |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo contextualizar o ensino de Química Orgânica utilizando a temática agrotóxico, tendo como foco alunos de uma turma de terceiro ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA, de uma escola estadual situada no município de Dom Pedrito – RS que tem como base da economia a agricultura. O trabalho com essa temática se deve as inúmeras notícias que estavam sendo publicadas na mídia da região em relação ao uso indiscriminado destes agroquímicos. Foi aplicada uma sequência de aulas, onde discutiu-se as relações químicas e ambientais decorrentes do uso destes produtos tendo como metodologia para elaboração e aplicação os Momentos Pedagógicos, que propicia gerar debate em sala de aula, dando voz ao aluno e tornando-o mais crítico em relação ao tema. Como resultado quantitativo do teste, obteve-se um percentual de 65% dos alunos com conceito satisfatório, 35% com conceito regular e nenhum aluno obteve conceito insatisfatório mostrando a efetividade da didática utilizada, proporcionando que os alunos aprendessem tanto os conceitos químicos como o contexto de um assunto que está tão inserido no cotidiano dos mesmos. |
Resumen : | The objective of this work is to contextualize the teaching of Organic Chemistry using the agrotoxic subject, focusing on students from a third year group of Youth and Adult Education - EJA, from a state school located in the municipality of Dom Pedrito – RS base of the economy to agriculture. The work with this theme is due to the innumerable stories that were being published in the media of the region in relation to the indiscriminate use of these agrochemicals. A sequence of classes was applied, in which the chemical and environmental relationships arising from the use of these products were discussed, using as a methodology for the elaboration and application of the Pedagogical Moments, which facilitates debate in the classroom, giving the student a voice and making it more Critical to the topic. As a quantitative result of the test, a percentage of 65% of the students with a satisfactory concept was obtained, 35% with a regular concept, and no students obtained an unsatisfactory concept showing the effectiveness of didactics, allowing students to learn both chemical concepts and context Of a subject that is so inserted in their daily lives. |
Palabras clave : | Agrotóxico Contextualização Ensino de química Agrochemical Contextualization Chemistry teaching |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Licenciatura em Química |
Citación : | SIMÕES, Natalia Trojahn. Contextualização do ensino de química orgânica através da temática agrotóxico com alunos da educação de jovens e adultos. 92 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3018 |
Fecha de publicación : | 6-jul-2017 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mono Natalia Trojahn Simões 2017.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.