Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2957
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da harmonia do espaço de estudo no estado de ânimo: feng shui, estética e semiótica
Autor(es): Ely, Willian de Melo
Primeiro Orientador: Freitas, Diana Paula Salomão de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender como a harmonia do espaço de estudo influencia o estado de ânimo. A preocupação com o espaço sempre fora um anseio do autor, talvez não com esta abordagem. Ao perceber que o que enxergava exercia enorme influência no estado de espírito (sentimento), descobriu-se aí uma oportunidade de investigação. Existe alguma maneira de aumentar a alegria – que adquire aqui o sentido de usufruir a experiência de estar em um ambiente aprazível – pelo explorar da visão? Para atingir tal pretensão de compreender como esta influência acontece, desenvolvi uma metodologia que possui tais procedimentos: (a) aplicação dos conhecimentos de Feng Shui em um quarto alugado e escrita de relato de experiência; (b) revisão de literatura; (c) coleta de dados por meio de questionários (d) análise de dados por meio de Análise Textual Discursiva. Tais questionários foram aplicados a uma turma de Licenciandos da Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé. A revisão de literatura contém os conceitos da Semiótica, apresentados por Santaella; compreensões de Estética Taoista, por Racionero; entendimentos de educação estética, abordados por Estévez e, claro, do Feng shui, a partir de Nancy Santopietro. A partir deste estudo percebeu-se que as reações estéticas podem ser diversas: indo desde o riso até a repulsa. O leitor perceberá que o posicionamento dos objetos altera muito o espaço disponível e que isto influi o estado de ânimo do ocupante, assim como a luminosidade a circulação de ar, a temperatura, e outros aspectos de um espaço de estudos.
Abstract: This research had as general objective understanding how the harmony of the space does influence the state of mood. Such space concern has always been the author‟s yearning, perhaps not with this approach. When he realized that what he saw exerted an enormous influence on the state of mood (feeling) an opportunity of research was, so, figured out. Is there a way to increase joy – that here it acquires the meaning of enjoying the experience of being in a pleasurable environment – by exploring the sight? In order to reach such intent of comprehending how does the influence of the environment occur I have developed a methodology that follows these steps: (a) applying the knowledge of feng shui in a rented room and writing an experience report; (b) literature review; (c) collecting information by means of a questionnaire (d) analyzing this corpus throw Discursive Textual Analysis (DTA.) Such questionnaire was responded by a class of students that aim to obtain teaching license at Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Bagé. The literature review contains concepts from Semiotics presented by Santaella; the definitions of Taoist Aesthetics Texts by Racionero; the concepts of Aesthetical Education presented by Estéves; and, of course, Feng Shui according to Nancy Santopietro. This study has shown that the aesthetical reactions may vary: from the laugh to the repulsive feeling. The reader will realize that the position of objects influence on the available space and this does influence the mood of the one who occupies this space. So it does the light, the circulation of air, the temperature and others aspects from the spaces of study.
Palavras-chave: Letras
Semiótica
Feng shui
Estética
Espaço
Estado de ânimo
Aesthetics
Semiotics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: ELY, Willian de Melo. A influência da harmonia do espaço de estudo no estado de ânimo: feng shui, estética e semiótica. 70 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2957
Data do documento: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC WILLIAN DE MELLO ELY 2016.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.