Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2936
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Gênero notícia digital na escola: uma proposta didática |
Autor(es): | Savia Vidales, Antonella Romina |
Primeiro Orientador: | Marins, Ida Maria Morales |
Resumo: | A presente pesquisa surge com o objetivo geral de discutir e propor uma prática pedagógica para o trabalho com o gênero notícia digital. Os objetivos específicos são: fazer revisão bibliográfica dos fundamentos teóricos atinentes à pesquisa; apresentar uma proposta didática com o gênero noticia digital para ser utilizada em sala de aula. Para este Trabalho de Conclusão de Curso partimos de uma pesquisa qualitativa, anteriormente realizada, que teve como objetivo saber se ocorre e como ocorrem as atividades com o gênero notícia digital na escola. Ao perceber que essas atividades não acontecem, a pesquisa continuou voltada ao interesse em criar uma proposta, via sequência didática, para abordar o gênero notícia digital na escola. A intenção de apresentar uma proposta didática surgiu do questionamento: como trabalhar com o gênero notícia digital valendo-se dos aparatos tecnológicos na escola? Partimos da abordagem teórica dos gêneros textuais de Marcuschi (2008), o aporte de Lages (2000) e Alves Filho (2011) acerca do gênero notícia. Também abordamos as questões atinentes ao gênero notícia digital, em Jorge (2007). O aporte metodológico que guia este trabalho é a sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). A proposta didática apresentada foi pensada para ser desenvolvida no 6º ano do ensino fundamental. Foram selecionadas notícias digitais, disponibilizadas por jornais de acesso gratuito, e criadas atividades para serem realizadas com os alunos. |
Resumen : | La presente investigación surge con el objetivo general de discutir y proponer una práctica pedagógica para el trabajo con el género noticia digital. Los objetivos específicos son: hacer revisión bibliográfica de los fundamentos teóricos relativos a la investigación; presentar una propuesta didáctica con el género noticia digital para ser utilizada en clases de lengua. Para este Trabajo de Conclusión de Curso partimos de una investigación cualitativa, anteriormente realizada, que tuvo como objetivo saber si ocurre y cómo ocurren las actividades con el género noticia digital en la escuela. Al percibir que esas actividades no suceden, la investigación continuó volcada al interés en crear una propuesta, vía secuencia didáctica, para abordar el género noticia digital en la escuela. La intención de presentar una propuesta didáctica surgió del cuestionamiento: ¿cómo trabajar con el género noticia digital valiéndose de los aparatos tecnológicos en la escuela? Partimos del abordaje teórico sobre géneros textuales de Marcuschi (2008), el aporte de Lages (2000) y Alves Filho (2011) acerca del género noticia. También abordamos las cuestiones relativas al género noticia digital, en Jorge (2007). El aporte metodológico que guía este trabajo es la secuencia didáctica de Dolz y Schneuwly (2004). La propuesta didáctica presentada fue pensada para ser desarrollada en el 6º año de la enseñanza fundamental. Se seleccionaron noticias digitales, disponibles en diarios de acceso gratuito, y creadas actividades para ser realizadas con los alumnos. |
Palabras clave : | Sequência didática Gênero notícia digital Proposta didática Secuencia didáctica Género noticia digital Propuesta didáctica |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | SAVIA VIDALES, Antonella Romina. Gênero notícia digital na escola: uma proposta didática. 43p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2936 |
Fecha de publicación : | 6-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AntonellaSavia2017.pdf | Antonella Romina Savia Vidales 2017 | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.