Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2827
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma leitura do naturalismo nos romances Germinal, de Émile Zola e O cortiço, de Aluísio de Azevedo
Autor(es): Santos, Kassandra Naely Rodriguês dos
Primeiro Orientador: Corrêa, Lúcia Maria Britto
2° Membro da banca: Kelm, Miriam Denise
3° Membro da banca: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira
Resumo: O trabalho investiga as semelhanças e as rupturas presentes nas obras literárias: Germinal, do escritor francês Émile Zola e O Cortiço, do escritor brasileiro Aluísio de Azevedo, relacionando com as características do movimento Naturalista identificadas nos romances e com a premissa de que ambas as obras citadas dialogam com seu respectivo período histórico, em países diferentes. O estudo que embasa essa hipótese apoia-se em diversos textos teóricos da Literatura Comparada, da contextualização do movimento estético literário Naturalista e de biografias de ambos os escritores. Analisamos que, dentre as características estudadas nas obras, há semelhanças na constante animalização do homem e na valorização do instinto, características do Determinismo, no qual as personagens são igualadas a animais principalmente quando associadas ao trabalho em coletivo. Em contraponto, os romances distinguem-se à medida que, em Germinal, o Determinismo é construído em relação à posição socioeconômica e hereditária e já em O Cortiço, o Determinismo é trabalhado expondo diferentes etnias, nas relações dos estrangeiros com o país, como quanto à inferiorização de raças, em especial nas descrições das personagens femininas.
Resumen : This present coursework investigates the similarities and ruptures present in the literary works: Germinal, by the French writer Émile Zola and O Cortiço, by the Brazilian writer Aluísio de Azevedo, relating to the characteristics of the Naturalist movement identified in the novels and with the premise that both works dialogue with their respective historical period, in different countries. The study that supports this hypothesis is based on several theoretical texts of Comparative Literature, the contextualization of esthetic Naturalistic literary movement and biographies of both writers. We analyze that, among the characteristics studied in these works, there are similarities in the constant animalization of man and in the valorization of the instinct, characteristic of Determinism, in which the characters are matched to animals mainly when it is associated to the work in collective. In counterpoint, the novels are distinguished as, in Germinal, the determinism is structured in relation to the socioeconomic and hereditary position and already in O Cortiço, the determinism is worked by exposing different ethnic groups, in the foreigner relations with the country, as against the inferiority of races, especially in the descriptions of the female features.
Palabras clave : Letras
Literatura comparada
Naturalismo
Determinismo
O cortiço
Germinal
Émile Zola
Aluísio de Azevedo
Personagens femininas
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : SANTOS, Kassandra Naely Rodriguês dos. Uma leitura do naturalismo nos romances Germinal, de Émile Zola e O cortiço, de Aluísio de Azevedo. 56 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2827
Fecha de publicación : 4-dic-2018
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kassandra Santos 2017.pdf811.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.