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dc.contributor.advisor1Corrêa, Lúcia Maria Britto-
dc.creatorSantos, Kassandra Naely Rodriguês dos-
dc.date.accessioned2018-04-27T11:17:43Z-
dc.date.available2018-04-26-
dc.date.available2018-04-27T11:17:43Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Kassandra Naely Rodriguês dos. Uma leitura do naturalismo nos romances Germinal, de Émile Zola e O cortiço, de Aluísio de Azevedo. 56 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2827-
dc.description.abstractThis present coursework investigates the similarities and ruptures present in the literary works: Germinal, by the French writer Émile Zola and O Cortiço, by the Brazilian writer Aluísio de Azevedo, relating to the characteristics of the Naturalist movement identified in the novels and with the premise that both works dialogue with their respective historical period, in different countries. The study that supports this hypothesis is based on several theoretical texts of Comparative Literature, the contextualization of esthetic Naturalistic literary movement and biographies of both writers. We analyze that, among the characteristics studied in these works, there are similarities in the constant animalization of man and in the valorization of the instinct, characteristic of Determinism, in which the characters are matched to animals mainly when it is associated to the work in collective. In counterpoint, the novels are distinguished as, in Germinal, the determinism is structured in relation to the socioeconomic and hereditary position and already in O Cortiço, the determinism is worked by exposing different ethnic groups, in the foreigner relations with the country, as against the inferiority of races, especially in the descriptions of the female features.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectNaturalismopt_BR
dc.subjectDeterminismopt_BR
dc.subjectO cortiçopt_BR
dc.subjectGerminalpt_BR
dc.subjectÉmile Zolapt_BR
dc.subjectAluísio de Azevedopt_BR
dc.subjectPersonagens femininaspt_BR
dc.titleUma leitura do naturalismo nos romances Germinal, de Émile Zola e O cortiço, de Aluísio de Azevedopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Kelm, Miriam Denise-
dc.contributor.referee3Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO trabalho investiga as semelhanças e as rupturas presentes nas obras literárias: Germinal, do escritor francês Émile Zola e O Cortiço, do escritor brasileiro Aluísio de Azevedo, relacionando com as características do movimento Naturalista identificadas nos romances e com a premissa de que ambas as obras citadas dialogam com seu respectivo período histórico, em países diferentes. O estudo que embasa essa hipótese apoia-se em diversos textos teóricos da Literatura Comparada, da contextualização do movimento estético literário Naturalista e de biografias de ambos os escritores. Analisamos que, dentre as características estudadas nas obras, há semelhanças na constante animalização do homem e na valorização do instinto, características do Determinismo, no qual as personagens são igualadas a animais principalmente quando associadas ao trabalho em coletivo. Em contraponto, os romances distinguem-se à medida que, em Germinal, o Determinismo é construído em relação à posição socioeconômica e hereditária e já em O Cortiço, o Determinismo é trabalhado expondo diferentes etnias, nas relações dos estrangeiros com o país, como quanto à inferiorização de raças, em especial nas descrições das personagens femininas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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