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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação inclusiva: estudo de caso em uma escola de São Borja
Autor(es): Lencini, Betina Bronzoni
Primeiro Orientador: Brum, Willian da Motta
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso investiga aspectos com base nos procedimentos técnicos em estudo de caso que se deu em uma Escola Estadual, em especial com duas turmas do ensino fundamental, no município de São Borja, com análise sobre a educação inclusiva, observar que forma ocorre seu funcionamento e quais fatores são decisivos para que aconteça na prática. Posto isto, a inclusão busca educação igualitária e acessível, a todas as pessoas, cujo objetivo é proporcionar condições favoráveis para sua aplicabilidade na escola e especialmente em sala de aula, por intermédio de instrumentos necessários, acessibilidades e educadores especializados. Os discentes sem ou com deficiência possuem direitos e leis que lhe dão suporte, deste modo, deve-se recorrer às mesmas, para que tais aconteçam no cotidiano escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa será bibliográfica em fontes diversificadas sobre a educação inclusiva e seus aspectos, o tipo de estudo exploratório e descritivo, pesquisa de campo na escola, com abordagem quantitativa e qualitativa, entrevistas com duas docentes, observações em duas turmas e análise dos dados para finalizar, os quais auxiliarão para esclarecer o problema central desse trabalho: “Como acontece à inclusão escolar de alunos com deficiência em duas salas de aula em uma escola da rede pública estadual do município de São Borja?”.
Resumen : El presente trabajo de Conclusión de Curso investiga aspectos con base en los procedimientos técnicos en estudio de caso que se dio en una Escuela Estatal, en especial en dos grupos de la enseñanza primaria, en la ciudad de São Borja, con análisis sobre la educación inclusiva, observar su funcionamiento y cuáles son los factores decisivos para que se aplique en la práctica. En este sentido, la inclusión busca educación equitativa y accesible para las personas, con el objetivo de proporcionar condiciones favorables para su aplicabilidad en la escuela y especialmente en el aula, a través de instrumentos necesarios, accesibilidades y educadores especializados. Los alumnos com o sin y poseen derechos y leyes que le dan soporte, de modo que se debe recurrir a las mismas, para que tales ocurran en el cotidiano escolar. La metodología utilizada en esta investigación será bibliográfica en fuentes diversificadas sobre la educación inclusiva y sus aspectos, el tipo de estudio exploratório y descriptivo, investigación de campo en la escuela, con abordaje cuantitativo y cualitativo, entrevistas con dos docentes, observaciones en dos clases y análisis de los grupos y los datos para finalizar, los cuales ayudarán a esclarecer el problema central de ese trabajo: "¿Cómo se da la inclusión escolar de alumnos con deficiencias, en dos aulas de una escuela pública estatal de la ciudad de São Borja?”
Palabras clave : Educação inclusiva
Inclusao escolar
Escolas públicas
Deficientes
São Borja (RS)
Educación inclusiva
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : LENCINI, Betina Bronzoni. Educação inclusiva: estudo de caso em uma escola de São Borja. 2017. 45p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2777
Fecha de publicación : 30-nov-2017
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

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