Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2720
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | The influences of a multilingual identity at the university |
Autor(es): | Costa, Larissa Assis |
Primeiro Orientador: | Morais, Katia Vieira |
2° Membro da banca: | Oliveira, Luciani Salcedo de |
3° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
Resumo: | No presente trabalho discute-se a influência da identidade multilíngue dos alunos no processo de internacionalização da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. Sendo a internacionalização das universidades uma discussão crescente, surge o questionamento sobre como os alunos podem influenciar esse processo. O objetivo deste trabalho é analisar a identidade multilíngue - multilíngue sendo quem fala mais de uma língua - dos alunos que já ingressaram na universidade falando inglês. Procurou-se também, entender como essa identidade influencia esses alunos no processo de aprendizagem e na vida universitária em geral. A partir de uma pesquisa qualitativa, alunos de alguns cursos da UNIPAMPA relataram suas experiências com a língua inglesa não só no contexto acadêmico, como também, suas experiências antes de se tornarem acadêmicos. Concluiu-se que alunos com a identidade multilingue podem ter mais vantagens na hora de usar a língua inglesa em contexto acadêmico, como em publicações de trabalhos e também no empenho de participar em cursos de línguas que são oferecidos pela universidade. Estes alunos, então, colocariam a universidade à caminho da internacionalização. |
Abstract: | The influences of the students’ multilingual identity in the process of Universidade Federal do Pampa internationalization is the main concern of this work. The discussion about the internationalization process of the universities is having an exponential growth in Brazil situating this work in which I analyze how students who already entered the university speaking more than one language may influence this process. The objective of this work is to analyze the academic life of the students who have a multilingual identity within the university. I also analyze possible advantages that a multilingual identity brings the students in their academic knowledge acquisition. A qualitative research is used to interview students from varied programs from Campus Bagé. The students reported their experiences with the English language not only in the academic environment, but also before they became academics. It is understood that multilingual students may help the internationalization process at UNIPAMPA, because being multilingual make them comfortable to publish academic works in English and/or to participate in English classes offered by the university. Therefore, multilingual students may put UNIPAMPA in the way of internationalization. |
Palavras-chave: | Letras Ensino UNIPAMPA Identidade Multilinguismo Internacionalização Línguas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | COSTA, Larissa Assis. The influences of a multilingual identity at the university. 61 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2720 |
Data do documento: | 11-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LARISSA COSTA 2017.pdf | 524.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.