Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2562
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Políticas educacionais no Brasil, indústria criativa e ideologia: uma abordagem crítica do programa “Ciências sem fronteiras” |
Autor(es): | Tolazzi, Lucas |
Primeiro Orientador: | Rocha, Marcelo da Silva |
1° Membro da banca: | Silva, Mérli Leal |
2° Membro da banca: | Salbego, Juliana Zanini |
Resumo: | O presente trabalho busca fazer uma análise crítica do programa de intercâmbio “Ciências sem Fronteiras”, através das suas alterações referentes ao campo da Indústria Criativa, a fim de articular o seu discurso com a teoria da Ideologia, John B. Thompson (1995). Tendo como objeto de pesquisa o programa de intercâmbio governamental, o trabalho se divide em três partes gerais: primeiramente é realizada uma contextualização histórica das Políticas Educacionais praticadas no Brasil desde a colonização, a fim de situar a criação do programa de intercâmbio supracitado. Em seguida é realizada uma pesquisa sobre a denominada “Indústria Criativa” e qual a sua importância no desenvolvimento do país. Após, é apresentado os diferentes conceitos de Ideologia, com objetivo de analisar o discurso presente nos materiais oficiais disponibilizados pelo programa, facultando uma perspectiva sobre as inúmeras alterações em relação à “Indústria Criativa” e sua articulação às injunções de poder. Acredita-se que a análise crítica do programa de intercâmbio a partir da teoria da Ideologia é válida, devido à ausência de argumentos balizadores que fundamentam a exclusão da área da indústria criativa do programa de intercâmbio “Ciências Sem fronteiras” |
Abstract: | The Science Without Borders, from the keywords referring to the field of the Creative Industry, an end of articulation of its discourse with the theory of the ideology, John B. Thompson (1995). Having as a research object the government exchange program, the work is divided into three general parts: first a historical contextualization of Educational Policies practiced in Brazil is carried out from a colonization, an end to the creation of the aforementioned exchange program. Next, a research is carried out on a so-called "Creative Industry" and what its importance is not the development of the country. After the dissemination of the conceptual numbers of ideology, with the aim of analyzing the discourse present in the official materials provided by the program, the faculty of a perspective on how innumerable in relation to the "Creative Industry" and its articulation to the power orders. It is believed that the critical analysis of the exchange program from the memory of the Ideology is valid, due to the absence of supporting arguments that ground the exclusion of the critical industry area from the exchange program "Sciences Without Borders" |
Palavras-chave: | Educação e estado Ensino superior Intercâmbio educacional Programa Ciências sem Fronteiras Education Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | TOLAZZI, Lucas. Políticas educacionais no Brasil, indústria criativa e ideologia: uma abordagem crítica do programa “Ciências sem fronteiras”. 2017. 50p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2562 |
Data do documento: | 7-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Publicidade e Propaganda |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS TOLAZZI (2017).pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.