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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Marcelo da Silva-
dc.creatorTolazzi, Lucas-
dc.date.accessioned2018-03-28T12:37:29Z-
dc.date.available2018-03-28T12:37:29Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationTOLAZZI, Lucas. Políticas educacionais no Brasil, indústria criativa e ideologia: uma abordagem crítica do programa “Ciências sem fronteiras”. 2017. 50p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2562-
dc.description.abstractThe Science Without Borders, from the keywords referring to the field of the Creative Industry, an end of articulation of its discourse with the theory of the ideology, John B. Thompson (1995). Having as a research object the government exchange program, the work is divided into three general parts: first a historical contextualization of Educational Policies practiced in Brazil is carried out from a colonization, an end to the creation of the aforementioned exchange program. Next, a research is carried out on a so-called "Creative Industry" and what its importance is not the development of the country. After the dissemination of the conceptual numbers of ideology, with the aim of analyzing the discourse present in the official materials provided by the program, the faculty of a perspective on how innumerable in relation to the "Creative Industry" and its articulation to the power orders. It is believed that the critical analysis of the exchange program from the memory of the Ideology is valid, due to the absence of supporting arguments that ground the exclusion of the critical industry area from the exchange program "Sciences Without Borders"pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e estadopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.subjectPrograma Ciências sem Fronteiraspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titlePolíticas educacionais no Brasil, indústria criativa e ideologia: uma abordagem crítica do programa “Ciências sem fronteiras”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6748303208877197pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mérli Leal-
dc.contributor.referee2Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502385894817223pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca fazer uma análise crítica do programa de intercâmbio “Ciências sem Fronteiras”, através das suas alterações referentes ao campo da Indústria Criativa, a fim de articular o seu discurso com a teoria da Ideologia, John B. Thompson (1995). Tendo como objeto de pesquisa o programa de intercâmbio governamental, o trabalho se divide em três partes gerais: primeiramente é realizada uma contextualização histórica das Políticas Educacionais praticadas no Brasil desde a colonização, a fim de situar a criação do programa de intercâmbio supracitado. Em seguida é realizada uma pesquisa sobre a denominada “Indústria Criativa” e qual a sua importância no desenvolvimento do país. Após, é apresentado os diferentes conceitos de Ideologia, com objetivo de analisar o discurso presente nos materiais oficiais disponibilizados pelo programa, facultando uma perspectiva sobre as inúmeras alterações em relação à “Indústria Criativa” e sua articulação às injunções de poder. Acredita-se que a análise crítica do programa de intercâmbio a partir da teoria da Ideologia é válida, devido à ausência de argumentos balizadores que fundamentam a exclusão da área da indústria criativa do programa de intercâmbio “Ciências Sem fronteiras”pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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