Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Extensão universitária como educomunicação: estudo sobre a utilização do projeto de extensão “Conhecendo a Unipampa” na perspectiva da educomunicação |
Autor(es): | Barros, Caio Santana de |
Primeiro Orientador: | Rocha, Marcelo da Silva |
1° Membro da banca: | Feil, Gabriel Sausen |
2° Membro da banca: | Silva, Mérli Leal |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a examinar o contexto em que o Projeto de Extensão Conhecendo a Unipampa está inserido, tendo como objetivo geral a busca por novas perspectivas comunicacionais entre a Universidade e o público, sob a ótica da Educomunicação, compreendendo a Comunicação em seu viés educativo. Alcançá-lo se faz necessário para que o Projeto seja reestruturado, no que concerne às práticas educomunicacionais, a fim de contribuir ativamente com a UNIPAMPA ao cumprir seus objetivos sociais. Para isso, o estudo consiste em, inicialmente, realizar uma revisão de literatura e análise documental, no intuito de acumular embasamento teórico acerca do ambiente que envolve as Universidades e o Conhecendo a Unipampa. Posteriormente, faz-se necessário o aferimento de dados empíricos, coletados através de questionário online, no intuito de desenvolver um Estudo de Caso sobre o Projeto de Extensão, realizando a análise ao relacionar as informações examinadas no referencial teórico com os dados coletados de maneira empírica. Ao fim, espera-se obter apontamentos de novas perspectivas comunicacionais que contribuam de maneira efetiva com a Universidade no empenho para cumprir as funções sociais e objetivos coletivos a ela atribuída. |
Abstract: | The present work proposes to examine the context in which the Extension Project Conhecendo a Unipampa it’s inserted, aiming at the search for a new perspective of communication between the University and the public, from the point of view of Educommunication, understanding Communication in its educational bias. Achieving it is necessary for the Project to be restructured, in what concerns educational practices, in order to actively contribute with Unipampa in fulfilling its social objectives. For this, the study consists, of initially, performing a literature review and documentary analysis, in order to accumulate theoretical basis about the environment that envolves Universities and Conhecendo a Unipampa. Subsequently, it is necessary to benchmarking empirical data, collected through the online questionnaire, with the objective of a developing a Case Study on the Extension Project, performing an analysis by relating as information examined in the theoretical reference with data collected in an empirical way. At the end, it is expected to obtain notes of new communication perspectives that contribute effectively with a University in the commitment to fulfill the social functions and collective objectives assigned to it. |
Palavras-chave: | Comunicação Universidade Extensão Universitária Universidade Federal do Pampa Communication University Extension |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | BARROS, Caio Santana de. Extensão universitária como educomunicação: estudo sobre a utilização do projeto de extensão “Conhecendo a Unipampa” na perspectiva da educomunicação. 2017. 54p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2553 |
Data do documento: | 6-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Publicidade e Propaganda |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caio Santana de Barros (2017).pdf | 3.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.