Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2552
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Intervenções visuais urbanas: o lambe-lambe nas ruas de São Borja
Autor(es): Rodrigues, Maria Augusta Reys Victor
Primeiro Orientador: Rocha, Marcelo da Silva
1° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
2° Membro da banca: Ribeiro, Mara Regina Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo examinar as intervenções visuais urbanas, através dos lambe-lambes nas ruas de São Borja-RS a fim de apresentar a importância desta atividade para o meio urbano local. Para isto utilizamos como objeto de análise imagens dos lambe-lambes colados nas ruas centrais do município divididos em dois grandes grupos com o propósito de criar categorias político e poético, que ora se mesclam. Como aporte teórico nos apropriamos dos conceitos de intervenções visuais por Silva junto a intervenções urbanas por Lima a combinação destes conceitos trará o que buscamos exemplificar por meio de intervenções visuais urbanas ao abordar o cenário de nossa análise. Outro conceito do qual os lambe-lambes representam é o de mídia radical por Jonh D. H. Downin ao estabelecer uma comunicação fora dos padrões midiáticos, e por fim o de estudos culturais por Cevasco o qual nos apresenta a relação que os lambe-lambes possuem com a cultura marginal e o seu caráter em aproximar a cultura daqueles que não tem acesso.
Resumen : Esta investigación tiene como objetivo examinar las intervenciones visuales urbanas, a través de los lambe-lambes en las calles de São Borja para presentar la importancia de esta actividad para el entorno urbano local. Para esto, utilizamos como objeto de análisis imágenes de los “lambe-lames” pegados en las calles céntricas de la ciudad que se divide en dos grandes grupos con la finalidad de crear categorías políticas y poéticas, que se funden. Como aporte teórico utilizamos los conceptos de intervenciones visuales por Silva junto a intervenciones urbanas por Lima, que la combinación de estos conceptos va a traer lo que intentamos ilustrar a través de intervenciones visuales urbanas sobre el escenario de nuestro análisis. Otro concepto es de que los “lambe-lambes” representan es los medios de comunicación radicales, señalado por Jonh D. H. Downin al establecer una comunicación fuera de las normas de los medios de comunicación y, finalmente lo concepto de estúdios culturales por Cevasco, que nos presenta la relación que los “lambe-lambes” tienen con la cultura marginal y su carácter en el acercamiento a la cultura de quienes no tienen acceso.
Palabras clave : Comunicação visual
Comunicação
Anúncios ao ar livre
Cartazes
São Borja (RS)
Visual communication
Communication
Outdoor Ads
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : RODRIGUES, Maria Augusta Reys Victor. Intervenções visuais urbanas: o lambe-lambe nas ruas de São Borja. 2017. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2552
Fecha de publicación : 7-dic-2017
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Augusta Reys Victor Rodrigues (2017).pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.