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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ‘Memória e oralidade: a identidade do leite condensado Moça a partir de uma perspectiva discursiva’
Autor(es): Just, Iasmin Naiara Huber
Primeiro Orientador: Rocha, Marcelo da Silva
1° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
2° Membro da banca: Silva, Mérli Leal
Resumo: O trabalho desenvolvido trata-se de uma a pesquisa bibliográfica com os preceitos de uma pesquisa exploratória e de cunho Hermenêutico, que busca analisar as estratégias utilizadas pela comunicação no site do Leite Condensado Moça, dentro da perspectiva de memória e oralidade. A presente pesquisa articula teorias e conceitos de Ecléa Bosi, Henri Bergson no que se trata de memória e oralidade, e Javier Royo em relação ao design digital. Embora desconsiderada nas pesquisas sobre comunicação, investigar a relação entre memória e discurso publicitário, parece-nos um campo bastante produtivo. Relaciona com a oralidade, mas sobre tudo insta ou provoca elementos afetivos do consumidor. Desse modo, percebemos que a estratégia do Leite Condensado Moça é oportuna e relevante, na medida em que traz o produto para o cotidiano – não só do consumo - mas da família e da identidade histórica do sujeito. Desse modo, fundem-se memória coletiva e individual – tal como se fundem ou podem fundir-se memória e comunicação.
Abstract: The present work is a bibliographic research with exploratory and hermeneutic nature, which analyses the strategies used for communication in the website of Leite Condensado Moça, a very famous brand of condensed milk in Brazil, by the perspective view of memory and oral speech. It articulates theories and concepts from Ecléa Bosi and Henri Bergson, regarding memory and oral speech, and from Javier Royo regarding digital design. Although it is not often taken into consideration in researches about communication, the investigation of the relationship between memory and advertisement speech seems to be a very productive field. It is related to oral speech, but above all, it instigates and provokes some of the consumers’ affective factors. Thus, it is possible to notice that the strategy of Leite Condensado Moça is opportune and relevant, as it brings the product to the quotidian life, not only regarding consumption but also the family and the individuals’ historical identity. In this way, collective and individual memories blend themselves, the same way as memory and communication may blend.
Palavras-chave: Publicidade
Memória
Consumidor
Comunicação
Leite condensado
Communication
Advertising
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: JUST, Iasmin Naiara Huber. ‘Memória e oralidade: a identidade do leite condensado Moça a partir de uma perspectiva discursiva’. 50p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2355
Data do documento: 10-Dez-2015
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