???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2196
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pessôa, Elisângela Maia | - |
dc.creator | Vidal, Michelli Ferrioli | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T15:29:02Z | - |
dc.date.available | 2018-02-06T15:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-09 | - |
dc.identifier.citation | VIDAL, Michelli Ferrioli. A inserção social do negro: limites e possibilidades por meio da universidade. 79p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2196 | - |
dc.description.abstract | This study aims to be an graduating instrument of evaluation through the component of course conclusion II, aspiring to analyze how the university has been contributing in the process of social insertion of the black youth. The study was carried out at the Federal University of Pampa - São Borja Campus, and the social approach was with the students who compose the Niara group, a collective of dissemination of the black culture in the university. The research aimed to verify the role of the university in the insertion and social development of the black students who make up the student body of the university. The research was structured through the dialectical materialism method which permits an analysation of reality providing the expected results. A qualitative research was carried out with the application of a focus group, and content analysis was the base for the composition of the results chapter. From this analysis it was possible to uncover that there were relevant changes in the social context of the black students after their insertion in the university. It‟s perceivable that the profile of the student body of the Federal University of Pampa is of young adults who come from different regions, cities and states from the same social context in which the Brazilian black population predominates. It was possible to comprehend that the insertion in the university allowed the students to participate in spaces that they were not represented in before, as well as enabled the growth of the youth as social people, collaborating in their ethnic and political identity and the manner in which they respond before their social context. Thus, the university space is of great relevance for the visibility and representation of black youth in society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Inserção Social | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Alunos negros | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.subject | Unipampa | pt_BR |
dc.subject | Black | pt_BR |
dc.subject | University | pt_BR |
dc.subject | Society | pt_BR |
dc.subject | Social Insertion | pt_BR |
dc.title | A inserção social do negro: limites e possibilidades por meio da universidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0637469528431839 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3560576146942774 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guilherme, Rosilaine Coradini | - |
dc.contributor.referee2 | Guindani, Yáscara Michele Neves Koga | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4069656994720229 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5492620176007294 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como finalidade ser instrumento avaliativo de graduação por meio do componente de trabalho de conclusão de curso II, buscando analisar como a universidade vem contribuindo no processo de inserção social do jovem negro. O estudo foi realizado na Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja, sendo a abordagem feita com os alunos que compõem o grupo Niara1 , coletivo de disseminação da cultura negra da universidade. A pesquisa objetivou constatar qual o papel da universidade quanto a inserção e desenvolvimento social dos alunos negros que compõem o quadro discente da universidade. A pesquisa estruturou-se a partir do método dialético critico que permite analisar a realidade proporcionando chegar aos resultados esperados. Foi realizada pesquisa qualitativa com aplicação de grupo focal, sendo que analise de conteúdo deu base à formação do capitulo dos resultados. A partir desta análise foi possível desvendar que houveram mudanças relevantes no contexto social dos estudantes negros após sua inserção na universidade. Pode-se perceber que o perfil dos discentes da Universidade Federal do Pampa é de jovens adultos que mesmo vindos de regiões, cidades e estados diferentes originam-se do mesmo contexto social em que predomina a população negra brasileira de baixa renda. Foi possível compreender que a inserção na universidade possibilitou aos alunos a participação em espaços aos quais antes não eram representados, assim como possibilitou a crescimento dos jovens como sujeitos sociais, colaborando em sua identidade étnica e política e a forma como o mesmo se coloca frente seu contexto. Assim o espaço universitário é de grande relevância para visibilidade e representação dos jovens negros na sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Serviço Social |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Michelli Ferrioli Vidal.pdf | 845.92 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???