???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2196
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pessôa, Elisângela Maia-
dc.creatorVidal, Michelli Ferrioli-
dc.date.accessioned2018-02-06T15:29:02Z-
dc.date.available2018-02-06T15:29:02Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.identifier.citationVIDAL, Michelli Ferrioli. A inserção social do negro: limites e possibilidades por meio da universidade. 79p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2196-
dc.description.abstractThis study aims to be an graduating instrument of evaluation through the component of course conclusion II, aspiring to analyze how the university has been contributing in the process of social insertion of the black youth. The study was carried out at the Federal University of Pampa - São Borja Campus, and the social approach was with the students who compose the Niara group, a collective of dissemination of the black culture in the university. The research aimed to verify the role of the university in the insertion and social development of the black students who make up the student body of the university. The research was structured through the dialectical materialism method which permits an analysation of reality providing the expected results. A qualitative research was carried out with the application of a focus group, and content analysis was the base for the composition of the results chapter. From this analysis it was possible to uncover that there were relevant changes in the social context of the black students after their insertion in the university. It‟s perceivable that the profile of the student body of the Federal University of Pampa is of young adults who come from different regions, cities and states from the same social context in which the Brazilian black population predominates. It was possible to comprehend that the insertion in the university allowed the students to participate in spaces that they were not represented in before, as well as enabled the growth of the youth as social people, collaborating in their ethnic and political identity and the manner in which they respond before their social context. Thus, the university space is of great relevance for the visibility and representation of black youth in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectInserção Socialpt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectAlunos negrospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.subjectUnipampapt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectSocial Insertionpt_BR
dc.titleA inserção social do negro: limites e possibilidades por meio da universidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637469528431839pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560576146942774pt_BR
dc.contributor.referee1Guilherme, Rosilaine Coradini-
dc.contributor.referee2Guindani, Yáscara Michele Neves Koga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069656994720229pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492620176007294pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como finalidade ser instrumento avaliativo de graduação por meio do componente de trabalho de conclusão de curso II, buscando analisar como a universidade vem contribuindo no processo de inserção social do jovem negro. O estudo foi realizado na Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja, sendo a abordagem feita com os alunos que compõem o grupo Niara1 , coletivo de disseminação da cultura negra da universidade. A pesquisa objetivou constatar qual o papel da universidade quanto a inserção e desenvolvimento social dos alunos negros que compõem o quadro discente da universidade. A pesquisa estruturou-se a partir do método dialético critico que permite analisar a realidade proporcionando chegar aos resultados esperados. Foi realizada pesquisa qualitativa com aplicação de grupo focal, sendo que analise de conteúdo deu base à formação do capitulo dos resultados. A partir desta análise foi possível desvendar que houveram mudanças relevantes no contexto social dos estudantes negros após sua inserção na universidade. Pode-se perceber que o perfil dos discentes da Universidade Federal do Pampa é de jovens adultos que mesmo vindos de regiões, cidades e estados diferentes originam-se do mesmo contexto social em que predomina a população negra brasileira de baixa renda. Foi possível compreender que a inserção na universidade possibilitou aos alunos a participação em espaços aos quais antes não eram representados, assim como possibilitou a crescimento dos jovens como sujeitos sociais, colaborando em sua identidade étnica e política e a forma como o mesmo se coloca frente seu contexto. Assim o espaço universitário é de grande relevância para visibilidade e representação dos jovens negros na sociedade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Michelli Ferrioli Vidal.pdf845.92 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???