Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2082
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Estudo dos impactos na formação de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - Unipampa pelo Enem sem terem cursado o ensino médio |
Otros títulos : | Study of the impacts on the training of students who enrolled in the undergraduate course in Public Management of the Federal University of Pampa - Unipampa by Enem without having attended high school |
Autor(es): | Menezes, José Eli Oliveira |
Primeiro Orientador: | Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa |
1° Membro da banca: | Matta, Isabela Braga da |
2° Membro da banca: | Cassanego Júnior, Paulo Vanderlei |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação acadêmica de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados, com a análise obtida foi possível identificar que as universidade brasileiras, tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio. |
Resumen : | This study had as objective to identify the impacts in the academic formation of the students who entered the Public Management graduation course of the Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA by the public policies of access through ENEM/SISU without having attended the high school as a whole or in part. To develop the research, the 2 method used was the case study, within an exploratory and descriptive nature, made in implementing the qualitative approach. To collect the data the method used was interviews. The data was collected through a semi-structured interview script. As a result, with the obtained analysis, it was possible to identify that the Brazilian universities become fundamental pieces of the society progress. Although, this institutions need financial resources to better serve its main activities. The study revealed the difficulties by the students that access the university without high school course, leading to evasion, which happen, in part, by the lack of comprehension of topics that should have been studied on high school. |
Palabras clave : | Administração Educação superior ENEM Acesso à universidade Administration College education Access to university |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citación : | MENEZES, José Eli Oliveira. Estudo dos impactos na formação de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - Unipampa pelo Enem sem terem cursado o ensino médio. Trabalho de Conclusão de curso em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2082 |
Fecha de publicación : | 29-nov-2017 |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Eli Oliveira.pdf | 640.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.