Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1807
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Uma proposta de ensino de frações usando a metodologia de resolução de problemas
Autor(es): Zacarias, Margarete Lúcia Ceolin
Primeiro Orientador: Marcon, Divane
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de frações usando a Metodologia de Resolução de Problemas, tendo como foco contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências no aprendizado de frações no 6º ano da Educação Básica. Este estudo sugere alternativas de ensino aos professores para que seus alunos adquiram uma melhor compreensão sobre frações, além de estimular a criatividade e a reflexão por meio desta metodologia. Ainda, com o objetivo de orientar e exemplificar o modo de se trabalhar com o tema em foco, são apresentados planos de aula usando a Metodologia de Resolução de Problemas.
Abstract: This work presents a proposal for teaching fractions using the problem solving methodology, it focuses on contributing to the development of skills and competences in the process of learning fractions at a primary sixth grade education. This study suggests teaching alternatives for instructors to apply in their students so that they acquire a better understanding of fractions, and stimulate creativity and thinking thru this methodology. In addition, in order to guide and illustrate how to work with the focused theme, some teaching plans are presented using the problem solving methodology.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Matemática
Frações
Resolução de problemas
Educação
Teaching
Learning
Mathematics
Fractions
Problem solving
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: ZACARIAS, Margarete Lúcia Ceolin. Uma proposta de ensino de frações usando a metodologia de resolução de problemas. 90p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1807
Data do documento: 3-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de ensino de frações usando a metodologia de resolução de problemas.pdf790.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.