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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A diferenciação da agricultura familiar e os acessos aos mercados em Santana do Livramento/RS: um estudo desenvolvido com agricultores familiares assentados e não assentados do município
Otros títulos : The differentiation of family farming and access to markets in Santana do Livramento / RS: a study with settled and non-settled family farmers in the municipality
Autor(es): Castro, Carla Rissyane Pinto de
Primeiro Orientador: Troian, Alessandra
1° Membro da banca: Becker, Cláudio
2° Membro da banca: Pereira, Keli Adriana
Resumo: No cenário atual a agricultura familiar vem ganhando representatividade e relevância. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva verificar os canais de comercialização dos agricultores assentados e não assentados do município de Santana do Livramento, e também a averiguação de uma possível disputa ou concorrência entre os dois grupos. Para tanto, foi utilizado o método descritivo, com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturados. Foram entrevistados seis agricultores familiares, sendo três assentados e os outros três agricultores familiares não assentados. Também foi realizada uma entrevista com um agente de desenvolvimento, técnico da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos em Áreas de Reforma Agrária (COPTEC). Usaram-se ainda dados secundários obtidos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e na Secretaria Municipal de Agricultura do município de Santana do Livramento. Os canais de comercialização dos dois grupos são distintos, sendo que da agricultura familiar assentada, seria a comercialização direta, realizada entre vizinhos, parentes, e clientes antigos, e os agricultores não assentados, relataram que a venda acontece em vários locais, como a Feira Municipal, comércios, mercados, creches e órgãos públicos, e que desta forma não existe uma concorrência entre ambos, já que apesar de mostrarem adversidades, não veem problema em cooperar entre si.
Resumen : In the current scenario, family farming has gained representativeness and relevance. In this sense, the present research aims to verify the marketing channels of settled and unsettled farmers of the municipality of Santana do Livramento, as well as the investigation of a possible dispute or competition between the two groups. For that, the descriptive method was used, with a qualitative approach, having as instrument of data collection, semi - structured interview script. Six family farmers were interviewed, three of whom were settled and the other three non-settled family farmers. An interview was also held with a development agent, technician from the Cooperative for the Provision of Technical Services in Areas of Agrarian Reform (COPTEC). Secondary data obtained from the Technical Assistance and Rural Extension Company (EMATER) and the Municipal Department of Agriculture of the municipality of Santana do Livramento were also used. The marketing channels of the two groups are distinct, and from settled family farming, it would be direct marketing, carried out between neighbors, relatives, and old customers, and the unsettled farmers reported that the sale takes place in several places, such as Fair Municipal, commerce, day care centers and public agencies, and that in this way there is no competition between both, since although they show adversities, they see no problem in cooperating with each other.
Palabras clave : Agricultura familiar
Assentamento
Mercado
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1795
Fecha de publicación : 21-jun-2017
Aparece en las colecciones: Administração

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