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dc.contributor.advisor1Troian, Alessandra-
dc.creatorCastro, Carla Rissyane Pinto de-
dc.date.accessioned2017-08-28T12:38:22Z-
dc.date.available2017-08-28T12:38:22Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1795-
dc.description.abstractIn the current scenario, family farming has gained representativeness and relevance. In this sense, the present research aims to verify the marketing channels of settled and unsettled farmers of the municipality of Santana do Livramento, as well as the investigation of a possible dispute or competition between the two groups. For that, the descriptive method was used, with a qualitative approach, having as instrument of data collection, semi - structured interview script. Six family farmers were interviewed, three of whom were settled and the other three non-settled family farmers. An interview was also held with a development agent, technician from the Cooperative for the Provision of Technical Services in Areas of Agrarian Reform (COPTEC). Secondary data obtained from the Technical Assistance and Rural Extension Company (EMATER) and the Municipal Department of Agriculture of the municipality of Santana do Livramento were also used. The marketing channels of the two groups are distinct, and from settled family farming, it would be direct marketing, carried out between neighbors, relatives, and old customers, and the unsettled farmers reported that the sale takes place in several places, such as Fair Municipal, commerce, day care centers and public agencies, and that in this way there is no competition between both, since although they show adversities, they see no problem in cooperating with each other.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectAssentamentopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.titleA diferenciação da agricultura familiar e os acessos aos mercados em Santana do Livramento/RS: um estudo desenvolvido com agricultores familiares assentados e não assentados do municípiopt_BR
dc.title.alternativeThe differentiation of family farming and access to markets in Santana do Livramento / RS: a study with settled and non-settled family farmers in the municipalitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0939231468483828pt_BR
dc.contributor.referee1Becker, Cláudio-
dc.contributor.referee2Pereira, Keli Adriana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3004170029125453pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3360844390550840pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual a agricultura familiar vem ganhando representatividade e relevância. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva verificar os canais de comercialização dos agricultores assentados e não assentados do município de Santana do Livramento, e também a averiguação de uma possível disputa ou concorrência entre os dois grupos. Para tanto, foi utilizado o método descritivo, com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturados. Foram entrevistados seis agricultores familiares, sendo três assentados e os outros três agricultores familiares não assentados. Também foi realizada uma entrevista com um agente de desenvolvimento, técnico da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos em Áreas de Reforma Agrária (COPTEC). Usaram-se ainda dados secundários obtidos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e na Secretaria Municipal de Agricultura do município de Santana do Livramento. Os canais de comercialização dos dois grupos são distintos, sendo que da agricultura familiar assentada, seria a comercialização direta, realizada entre vizinhos, parentes, e clientes antigos, e os agricultores não assentados, relataram que a venda acontece em vários locais, como a Feira Municipal, comércios, mercados, creches e órgãos públicos, e que desta forma não existe uma concorrência entre ambos, já que apesar de mostrarem adversidades, não veem problema em cooperar entre si.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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