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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Políticas públicas na educação: a percepção e a preparação do professor acerca das relações étnico-raciais
Otros títulos : Public Policies in education: the teacher's perception and preparation about ethnic-racial relations
Autor(es): Soares, Suélen Daiane da Silva
Primeiro Orientador: Matta, Isabela Braga da
1° Membro da banca: Duarte, Tatiane Lopes
2° Membro da banca: Lima, Luiz Edgar Araújo
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção e a preparação dos professores do ensino médio, ao que se refere à aplicabilidade das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais na busca da desconstrução do racismo no cotidiano escolar, e da identificação das ações educativas e de combate ao racismo e as discriminações utilizadas por eles na busca do cumprimento da Lei 10.639/03. A pesquisa também analisou no processo de formação e desenvolvimento profissional dos professores a ocorrência do estudo relacionado às relações étnico-raciais. A escolha do tema se deu pela relevância que a aplicabilidade da Lei 10.639/03 tem no contexto escola/organização- Estado- Sociedade, além de ser um tema ainda pouco estudado na área da Administração. O estudo foi desenvolvido com base em um tipo de pesquisa descritivo, de cunho qualitativo. O método de pesquisa foi baseado na pesquisa de campo e na pesquisa documental. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas e fechadas aos professores de escolas estaduais de Santana do Livramento, e aos supervisores das mesmas escolas. Além da análise de legislações pertinentes ao tema e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. A análise dos dados se baseou na análise de conteúdo de todos os dados coletados. Concluiu-se com o estudo que a Lei não vem surtindo efeitos para a diminuição do racismo, e que os professores não possuem conhecimento aprofundado da Lei, desta maneira as ações educativas são escassas, isso se deve principalmente pela falta de formação dos professores, e pelo fato de a maioria dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas não contemplarem o tema. No entanto embora esses fatos tenham sido evidenciados, a Lei, mesmo que de forma modesta vem adentrando o ambiente escolar, porém muitas vezes de uma maneira distorcida, pois se restringe apenas a datas específicas. Todavia, considerando que a discussão do tema vem ganhando espaço, se espera que as Universidades que vem formando esses profissionais adequem-se e incluam o estudo para as relações étnico-raciais, pois desta maneira os professores terão a formação necessária para transformar sua prática pedagógica e incluir o tema nas suas aulas.
Resumen : This study had as main objective identify the perception of high school teachers, to respect the applicability of national curriculum guidelines for education of ethenic-racial relations in the pursuit of deconstruction of racism in everyday school life, and the identification of educational actions and combating racism and descriminations used by them in the pursuit of the rule of Law 10.639/03. The search also analyzed in the formation and professional development of teachers the occurrence of the study related to ethnic-racial relations. The choice of subject was given the relevance of the applicability of Law 10.693/03 in the contexto school/organization – State- Society, besides being a subject still little studied in the adminstration area. The study was developed based on a type descriptive research, the qualitative hallmark. The research method was based on the camp and documental research. For data collection was used a script semi-structured interviews with open and closed questions to teachers of state schools in Santana do Livramento, and the supervisors of the same schools. Besides the analysis of the relevant laws to the topic and pedagogical political projects of schools. Data analysis is based on content analysis of all collected data. Concludes with the study that the Law is not having na effect on the reduction of racismo, and teachers do not have in-depth knowledge of the law, this way the educational activities are scarce, this is mainly throught the lack of formation of teachers, and because most of the pedagogical political projects of the schools do not contemplate the theme. However although these facts have been disclosed, the Law, even if modestly comes entering the school environment, but often in a distorted way, because it restricts to specific dates. However, considering tha the topic of discussion has been increasing, it is expected that universities coming form these professionals, fits and include the study for the ethnic-racial relations, because that way the teachers will the necessary formation to transform your pedagogical pratice and include the theme in your classes.
Palabras clave : Relações étnico-raciais
Lei 10.639/03
Professor
Negro
Afrodescendente
Ethnic-racial relations
Law 10.639/06
Teacher
Black
Afrodescendant
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1774
Fecha de publicación : 28-nov-2016
Aparece en las colecciones: Administração



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