Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1505
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa |
Autor(es): | Guimarães, Carla Adriane Damacena |
Primeiro Orientador: | Silva, Fabiane Ferreira da |
Resumo: | Estando a escola envolvida na formação dos sujeitos, partimos do pressuposto de que os(as) educadores(as) devem ter uma formação voltada para a diversidade existente em seu ambiente. Este trabalho buscou investigar as questões de “corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia presente nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). No contexto deste trabalho entendemos corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia como construções sociais, culturais e históricas. A metodologia da pesquisa teve caráter documental, assim os documentos foram a fonte de coleta de dados. Dos PPC analisados o curso de Ciências da Natureza do campus de Uruguaiana, Ciências da Natureza de Dom Pedrito, História de Jaguarão e Educação Física de Uruguaiana apresentam disciplinas que tratam estas questões. Estas disciplinas são abordadas em uma perspectiva social, histórica e cultural, contribuindo assim para a formação de professores(as) aptos(as)a (re)pensar suas práticas educativas na escola. |
Abstract: | As the school is related to people‟s identity formation, we have assumed that teachers should have a training program focused on the diversity existent in the school. This paper investigated the body, gender, sexuality, race and ethnic issues on Political Pedagogical Projects (PPP) of teaching training degrees of the Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. On this paper, body, gender, sexuality, race and ethnic are understood as social, cultural and historical constructions. The research methodology had documental character with the utilization of documents as the font of data collect. From the analysis of PPPs, the Natural Science degree from Uruguaiana Campus, Natural Science from Dom Pedrito, History from Jaguarão and Physical Education from Uruguaiana present courses that bring those issues. These courses are approached on a social, historical and cultural perspective, contributing to the formation of teachers apt to (re)think their educational practices in school. |
Palavras-chave: | Sexualidade Sexuality Formação de professores Ciências da Natureza Gênero Ensino Superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1505 |
Data do documento: | 4-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Adriane Guimarães.pdf | 502.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons