Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10213
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A percepção sobre a comunicação interna nos processos do Colégio Santa Teresa de Jesus em Santana do Livramento - RS |
Otros títulos : | The perception of internal communication in the processes at Santa Teresa de Jesus School in Santana do Livramento - RS |
Autor(es): | Martins, Camila Lima Flores |
Primeiro Orientador: | Moreira, Martiele Gonçalves |
1° Membro da banca: | Corso, Kahtiane Benedetti |
2° Membro da banca: | Lima, Luiz Edgar Araujo |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de comunicação interna no Colégio Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento – RS. Para isso, buscou-se compreender o funcionamento prático da comunicação interna, avaliar a eficácia dos métodos utilizados, identificar desafios e dificuldades, e propor estratégias de melhoria, por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa, neste mesmo recinto estudantil. Os resultados indicaram que, embora ferramentas como o rádio amador e whatsapp sejam utilizadas para facilitar a comunicação, ainda existem falhas significativas que comprometem a clareza e a eficiência das mensagens, afetando a confiança e o engajamento dos colaboradores. A escolha do colégio como objeto de estudo deveu-se à sua afinidade com a proposta filosófica do trabalho e à sua disposição para renovar e aprimorar seus processos. As análises realizadas permitiram sugerir estratégias que podem ser implementadas para otimizar os fluxos comunicativos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais eficiente e integrado, reafirmando a importância de práticas comunicativas estratégicas na gestão escolar. |
Resumen : | The primary objective of the research was to analyze the internal communication process at Santa Teresa de Jesus School, in Santana do Livramento – RS. To achieve this, the study sought to understand the practical functioning of internal communication, evaluate the effectiveness of the methods used, identify challenges and difficulties, and propose improvement strategies through a qualitative case study approach within this educational institution. The results indicated that, although tools such as amateur radio and WhatsApp are used to facilitate communication, significant flaws still exist, compromising the clarity and efficiency of messages, and affecting employee trust and engagement. The choice of the school as the subject of the study was due to its alignment with the philosophical proposal of the work and its willingness to renew and improve its processes. The analyses conducted allowed for the suggestion of strategies that can be implemented to optimize communication flows, contributing to a more efficient and integrated work environment, reaffirming the importance of strategic communication practices in school management. |
Palabras clave : | Comunicação interna Estratégias de melhoria Processos organizacionais Gestão escolar Eficiência comunicativa School management Internal communication Communicative efficiency Organizational processes Improvement strategies |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citación : | MARTINS, Camila Lima Flores. A percepção sobre a comunicação interna nos processos do Colégio Santa Teresa de Jesus em Santana do Livramento - RS. 21 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Santana do Livramento: Unipampa, 2024 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10213 |
Fecha de publicación : | 5-dic-2024 |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC_Camila.pdf | 479.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.