???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10177
Tipo: Tese
metadata.dc.title: Educomunicação e infecções sexualmente transmissíveis: ferramentas digitais na formação continuada de profissionais de saúde
metadata.dc.title.alternative: Educommunication and sexually transmitted infections: digital tools in continuing education of health professionals
Autor(es): Escobar, Taiane Acunha
Primeiro Orientador: Machado , Michel Mansur
Resumo: A educomunicação pode ser uma estratégia para a promoção da saúde qualificando o atendimento com cuidados equitativos em saúde e o acesso universal. Neste sentido, a presente tese teve como proposta explorar o potencial de ferramentas digitais como estratégias para a qualificação profissional. A tese apresenta uma abordagem relevante e estratégica para capacitação no manejo de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e prevenção combinada. O estudo teve como intenção principal desenvolver e avaliar um curso de formação continuada em IST utilizando tecnologias educomunicativas, o curso "InformaAção". Foi desenvolvido como um produto educomunicativo de ensino à distância (EAD), totalizando 40 horas de conteúdos divididos em 12 módulos com 17 videoaulas e materiais digitais de apoio. O curso foi gratuito, assíncrono e autoinstrucional, ofertado no AVA Moodle da UNIPAMPA para profissionais de saúde. A metodologia do estudo foi pesquisa-ação de natureza qualitativa, com estatística descritiva e análise de conteúdo categorial. Constatou-se que a maioria dos participantes já possuía acesso à internet e experiência com plataformas digitais. As participantes, majoritariamente mulheres entre 20 e 44 anos, destacaram a importância do curso, especialmente sobre prevenção combinada, aconselhamento, janela imunológica e estratégias de prevenção. Houve aumento significativo no conhecimento dos concluintes (de 72,2% para 77,3%). O curso foi considerado relevante, gerando maior segurança e preparo no atendimento. Todos os participantes recomendariam o curso, e 90% manifestaram interesse em novas formações no mesmo formato. O curso InformaAção fortaleceu também um projeto de extensão com produção de campanhas, materiais pedagógicos e divulgação científica. Conclui-se que ferramentas digitais e metodologias educomunicativas são eficazes na formação continuada e qualificação de profissionais de saúde, com impacto direto na melhoria da assistência.
Abstract: Educommunication can be a strategy for health promotion by qualifying care with equitable health care and universal access. This thesis aimed to explore the potential of digital tools as strategies for professional qualification. The thesis presents a relevant and strategic approach for training in managing sexually transmitted infections (STIs) and combined prevention. The study aimed to develop and evaluate a continuing education course in STI using educommunication technologies—the “InformaAção” course. It was offered as a free, asynchronous, self-instructional distance learning course through the Moodle AVA at UNIPAMPA. The methodology used qualitative action research, descriptive statistics, and categorical content analysis. Most participants had internet access and prior experience with digital platforms. The participants, predominantly women aged 20–44, recognized the relevance of the course, particularly in topics such as combined prevention, immunological window, counseling, and post-test orientation. A significant increase in knowledge was observed among the 30 participants who completed the course (from 72.2% to 77.3%). The course improved confidence and preparedness for STI-related care. All participants would recommend it, and 90% expressed interest in further training in the same format. The course also contributed to an extension project with educational materials and public health campaigns. The findings suggest that digital tools and educommunicative methodologies are essential for health professionals’ continuing education and positively impact the quality of health care.
metadata.dc.subject: Produção midiática
Qualificação profissional
Literacia digital
Formação de recursos humanos
Media production
Professional qualification
Digital literacy
Human resources training
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: ESCOBAR, Taiane Acunha. Educomunicação e infecções sexualmente transmissíveis: ferramentas digitais na formação continuada de profissionais de saúde. 283 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10177
metadata.dc.date.issued: 2025
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TAIANE ACUNHA ESCOBAR.pdf50.83 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???