???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10177
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Machado , Michel Mansur-
dc.creatorEscobar, Taiane Acunha-
dc.date.accessioned2025-06-23T18:53:23Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-06-23T18:53:23Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationESCOBAR, Taiane Acunha. Educomunicação e infecções sexualmente transmissíveis: ferramentas digitais na formação continuada de profissionais de saúde. 283 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10177-
dc.description.abstractEducommunication can be a strategy for health promotion by qualifying care with equitable health care and universal access. This thesis aimed to explore the potential of digital tools as strategies for professional qualification. The thesis presents a relevant and strategic approach for training in managing sexually transmitted infections (STIs) and combined prevention. The study aimed to develop and evaluate a continuing education course in STI using educommunication technologies—the “InformaAção” course. It was offered as a free, asynchronous, self-instructional distance learning course through the Moodle AVA at UNIPAMPA. The methodology used qualitative action research, descriptive statistics, and categorical content analysis. Most participants had internet access and prior experience with digital platforms. The participants, predominantly women aged 20–44, recognized the relevance of the course, particularly in topics such as combined prevention, immunological window, counseling, and post-test orientation. A significant increase in knowledge was observed among the 30 participants who completed the course (from 72.2% to 77.3%). The course improved confidence and preparedness for STI-related care. All participants would recommend it, and 90% expressed interest in further training in the same format. The course also contributed to an extension project with educational materials and public health campaigns. The findings suggest that digital tools and educommunicative methodologies are essential for health professionals’ continuing education and positively impact the quality of health care.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução midiáticapt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectLiteracia digitalpt_BR
dc.subjectFormação de recursos humanospt_BR
dc.subjectMedia productionpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectHuman resources trainingpt_BR
dc.titleEducomunicação e infecções sexualmente transmissíveis: ferramentas digitais na formação continuada de profissionais de saúdept_BR
dc.title.alternativeEducommunication and sexually transmitted infections: digital tools in continuing education of health professionalspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3076166023141978pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7651341120825287pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA educomunicação pode ser uma estratégia para a promoção da saúde qualificando o atendimento com cuidados equitativos em saúde e o acesso universal. Neste sentido, a presente tese teve como proposta explorar o potencial de ferramentas digitais como estratégias para a qualificação profissional. A tese apresenta uma abordagem relevante e estratégica para capacitação no manejo de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e prevenção combinada. O estudo teve como intenção principal desenvolver e avaliar um curso de formação continuada em IST utilizando tecnologias educomunicativas, o curso "InformaAção". Foi desenvolvido como um produto educomunicativo de ensino à distância (EAD), totalizando 40 horas de conteúdos divididos em 12 módulos com 17 videoaulas e materiais digitais de apoio. O curso foi gratuito, assíncrono e autoinstrucional, ofertado no AVA Moodle da UNIPAMPA para profissionais de saúde. A metodologia do estudo foi pesquisa-ação de natureza qualitativa, com estatística descritiva e análise de conteúdo categorial. Constatou-se que a maioria dos participantes já possuía acesso à internet e experiência com plataformas digitais. As participantes, majoritariamente mulheres entre 20 e 44 anos, destacaram a importância do curso, especialmente sobre prevenção combinada, aconselhamento, janela imunológica e estratégias de prevenção. Houve aumento significativo no conhecimento dos concluintes (de 72,2% para 77,3%). O curso foi considerado relevante, gerando maior segurança e preparo no atendimento. Todos os participantes recomendariam o curso, e 90% manifestaram interesse em novas formações no mesmo formato. O curso InformaAção fortaleceu também um projeto de extensão com produção de campanhas, materiais pedagógicos e divulgação científica. Conclui-se que ferramentas digitais e metodologias educomunicativas são eficazes na formação continuada e qualificação de profissionais de saúde, com impacto direto na melhoria da assistência.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TAIANE ACUNHA ESCOBAR.pdf50.83 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???