???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Universidade e estágio: o impacto da dupla jornada no bem-estar de universitários da Universidade Federal do Pampa que realizam estágio
metadata.dc.title.alternative: University and internship: The impact of dual workload on the wellbeing of students at the Federal University of Pampa who undertake internships
Autor(es): Fontoura, Luiza Yasmin de Mello
Primeiro Orientador: Moreira, Martiele Gonçalves
1° Membro da banca: Madrid, Rosemeri da Silva
2° Membro da banca: Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
Resumo: No âmbito acadêmico e laboral, pode-se enfrentar dificuldades para conseguir conciliar as demandas do dia a dia, enfrentando desafios diários para manter uma qualidade de vida positiva, acumulando tarefas. Assim, pessoas que vivem essa dupla jornada podem desencadear fatores estressores, sentindo-se insatisfeitos, o que em alguns casos acaba aumentando o nível de estresse e afetando o bem-estar, sendo esse o tema principal desta pesquisa. Este artigo teve por objetivo analisar como a dupla jornada afeta o bem-estar de universitários da Universidade Federal do Pampa que realizam estágio. O artigo buscou atingir o seu objetivo através do método de uma pesquisa mista, com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Após analisar as respostas, obteve-se como principais resultados, índices de bem-estar positivos e níveis de estresse baixos, apesar da maioria indicar índices positivos, ressalta-se que foi obtido alguns resultados medianos para o índice de bem-estar e índices moderados e preocupantes para o estresse. Apesar da dupla jornada ter desafios, através dos resultados pode-se constatar que a maioria dos discentes estão conseguindo conciliar o trabalho com a universidade, ressaltando-se a importância de se estar em um ambiente laboral e acadêmico onde se sinta confortável e satisfeito, que promova a qualidade de vida desses universitários. Ressalta-se ainda, que tais resultados podem embasar discussões futuras sobre apoio e políticas institucionais sensíveis a esse público.
Abstract: In the academic and work spheres, individuals may face difficulties in reconciling daily demands, encountering challenges to maintain a positive quality of life while managing an accumulation of tasks. Thus, those who live this double shift may experience stress inducing factors, feeling dissatisfied, which in some cases increases stress levels and affects well-being. This is the main theme of this research. The objective of this study was to analyze how the double shift affects the well-being of students at the Federal University of Pampa who are undertaking internships. The article aimed to achieve its goal through a mixed-methods approach, consisting of both qualitative and quantitative phases. After analyzing the responses, the main results showed positive well-being indices and low stress levels. However, despite the majority indicating positive indices, some median results were observed for well-being and moderate to concerning levels for stress. Despite the challenges posed by the double shift, the results indicate that most students are managing to balance work and university life. This highlights the importance of being in a work and academic environment where one feels comfortable and satisfied,
metadata.dc.subject: Estágio
Universitário
Internship
University
Dupla jornada
Dual workload
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: FONTOURA, Luiza Yasmin de Mello. Universidade e estágio: O impacto da dupla jornada no bem-estar de universitários da Universidade Federal do Pampa que realizam estágio. 26 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública). Santana do Livramento: Unipampa, 2024
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10147
metadata.dc.date.issued: 2-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ilovepdf_merged (3).pdf578.49 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???