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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais: desafios em uma instituição de ensino superior
metadata.dc.title.alternative: Brazilian sign language translators: challenges in a higher education institution
Autor(es): Todeschini, Bruna
Primeiro Orientador: Graup, Susane
Resumo: A educação inclusiva de estudantes surdos no Brasil é um direito garantido por lei que visa respeitar e valorizar as diferenças linguísticas, culturais e identitárias dos alunos surdos no contexto escolar. Esse tipo de proposta deve oferecer a modalidade de ensino bilíngue, com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua e o Português escrito como segunda língua, em todos os níveis de ensino. Para tal, é preciso proporcionar a formação de professores capacitados em LIBRAS, a produção de material didático bilíngue e a integração dos alunos surdos com os alunos ouvintes, bem como proporcionar aos alunos surdos os serviços de Tradutores Intérpretes de LIBRAS (TILS) nas salas de aula e em outros espaços educacionais. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos TILS sobre o processo de inclusão dos alunos surdos da Unipampa, considerando as políticas públicas e institucionais. A pesquisa indicou que, apesar dos avanços na legislação e nas políticas institucionais, ainda há desafios a serem superados para garantir um ambiente de trabalho justo, saudável e inclusivo para os TILS.
Abstract: Inclusive education for deaf students in Brazil is a right guaranteed by law that aims to respect and value linguistic, cultural, and identity differences within the school context. This approach should offer a bilingual education model, with Brazilian Sign Language (LIBRAS) as the first language and written Portuguese as the second language, across all levels of education. To achieve this, it is necessary to provide teacher training in LIBRAS, produce bilingual teaching materials, and integrate deaf students with hearing students, as well as provide deaf students with LIBRAS Sign Language Interpreters (TILS) in classrooms and other educational spaces. This study aimed to analyze the perceptions of TILS regarding the inclusion process of deaf students at Unipampa, considering public and institutional policies. The research indicated that, despite advances in legislation and institutional policies, there are still challenges to be overcome to ensure a fair, healthy, and inclusive work environment for TILS.
metadata.dc.subject: Inclusão
Libras
Higher Education
Deaf Students
Inclusion
Libras
Surdos
TILS
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: TODESCHINI, Bruna. tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais: desafios em uma instituição de ensino superior. 90 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10067
metadata.dc.date.issued: 2024
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