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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10056
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Etnociência por meio da temática indígena na escola : contribuições da teoria histórico - cultural de Vigotski na produção de uma tabela periódica cultural interativa |
Autor(es): | Gonçalves , Miguel Angelo Adrian Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Marranghello, Guilherme Frederico |
Coorientador: | Silva, Elisabete de Avila da |
1° Membro da banca: | Marranghello, Guilherme Frederico |
2° Membro da banca: | Holzle, Luís Roberto Brudna |
3° Membro da banca: | Goi, Mara Elisângela Jappe |
Resumo: | O estudo descrito nesta dissertação refere-se a aplicação de uma metodologia de intervenção pedagógica, abordando a temática de cultura indígena na América Latina, tendo como fundamentação teórica o ramo da Etnociência e a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. A etnociência destaca o papel dos conhecimentos científicos ancorados em saberes populares de uma determinada cultura ou região, criando uma abordagem mais contextualizada e crítica nos ambientes acadêmicos. Em relação a teoria histórico-cultural de Vigotski, sua definição consiste no papel do homem interagindo com um meio social/cultural para se desenvolver. Dessa forma, para compreender a fundamentação teórica proposta, elaborou-se uma ferramenta digital denominada Tabela Periódica Etnocientífica, que abrangeu conceitos da química orgânica contextualizado com a sabedoria dos povos indígenas. A metodologia da pesquisa possui cunho qualitativo, planejada em seis encontros, organizada em formato de sequência didática, no qual utilizou-se o produto educacional elaborado nas cinco etapas metodológicas. A principal coleta de dados ocorreu por meio de diários de bordo, portfólios e gravações de vídeo. Para analisar os dados, utilizou-se a análise exploratória, uma escala de indicadores de aprendizagem, a técnica de triangulação de dados e os pressupostos de Vigotski e da Etnociência. Como mostraram as análises, em um parâmetro geral, as escalas utilizadas refletiram aprendizagens superficiais, como a dificuldade em fórmulas e estruturas químicas, e um maior embasamento teórico a respeito da temática indígena proposta na pesquisa. Para o produto educacional foram utilizadas plataformas digitais gratuitas e de fácil acesso, no intuito de facilitar a abordagem para os sujeitos da pesquisa. A tabela periódica etnocientífica, apresenta fundamentos da área da química orgânica, como fórmulas, estruturas, nomenclaturas, exemplificações e contextos reais, assim como a temática indígena, que complementa esses conhecimentos contextualizando-os por meio de seus costumes, tradições e formas distintas de uso, no qual estão organizados no formato de imagens interativas, desenvolvido na plataforma Genially. Nesse contexto, com uso do produto educacional e os métodos de análises abordados, compreendeu-se que os objetivos traçados na pesquisa foram alcançados e que a tabela periódica etnocientífica possui relevância para a educação no país. |
Abstract: | The study described in this dissertation refers to the application of a pedagogical intervention methodology, addressing the theme of indigenous culture in Latin America, having as theoretical foundation the branch of Ethnoscience and Vygotsky's Historical-Cultural Theory. Ethnoscience highlights the role of scientific knowledge anchored in popular knowledge of a given culture or region, creating a more contextualized and critical approach in academic environments. Regarding Vygotsky's historical-cultural theory, its definition consists of the role of man interacting with a social/cultural environment to develop. Thus, in order to understand the proposed theoretical foundation, a digital tool called the Ethnoscientific Periodic Table was developed, which covered concepts of organic chemistry contextualized with the wisdom of indigenous peoples. The research methodology has a qualitative nature, planned in six meetings, organized in a didactic sequence format, in which the educational product developed in the five methodological stages was used. The main data collection occurred through logbooks, portfolios and video recordings. To analyze the data, exploratory analysis, a scale of learning indicators, the data triangulation technique, and the assumptions of Vygotsky and Ethnoscience were used. As the analyses showed, in general terms, the scales used reflected superficial learning, such as difficulty with chemical formulas and structures, and a greater theoretical basis regarding the indigenous theme proposed in the research. Free and easily accessible digital platforms were used for the educational product, in order to facilitate the approach for the research subjects. The ethnoscientific periodic table presents fundamentals of the area of organic chemistry, such as formulas, structures, nomenclatures, examples, and real contexts, as well as the indigenous theme, which complements this knowledge by contextualizing it through its customs, traditions, and distinct forms of use, in which they are organized in the format of interactive images, developed on the Genially platform. In this context, with the use of the educational product and the analysis methods addressed, it was understood that the objectives outlined in the research were achieved and that the ethnoscientific periodic table is relevant to education in the country. |
metadata.dc.subject: | Ensino de Química Cultura Indígena Tabela Periódica Etnocientífica Chemistry teaching Indigenous Culture Ethnoscientific Periodic Table |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
metadata.dc.identifier.citation: | GONÇALVES, Miguel Angelo Adrian Ribeiro. Etnociência por meio da temática indígena na escola : contribuições da teoria histórico - cultural de Vigotski na produção de uma tabela periódica cultural interativa. 2024. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10056 |
metadata.dc.date.issued: | 10-Dec-2024 |
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