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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Construção de um semáforo automatizado com sinalização inovadora
Autor(es): Silva, Mateus Araujo da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Mauro Fonseca
Resumo: Este trabalho apresenta a simulação final e etapas de desenvolvimento para a implementação de um semáforo com sinalização inovadora, visando a otimização do tráfego, bem estar e segurança da população, fornecendo a passagem principalmente em horários ociosos a noite que não possua nenhum veículo nas vias, além de seu veículo. Para isso, foi desenvolvida uma nova forma de sinalização luminosa, fruto de depósito de modelo de utilidade no INPI, e escrito um algoritmo que prioriza o tráfego nas vias. O modelo de sinalização traz uma interface maior e intuitiva, facilitando a pessoas com dificuldades visuais a percepção, mantendo os requisitos legais atuais, compondo toda a interface do semáforo em cada face. Os objetivos do trabalho consistiram em realizar a construção de um semáforo, aplicando conhecimentos de Eletrônica e Computação. Para isso, o dispositivo foi separado em etapas principais como, sensores, responsável por acionar o algoritmo lógico, condicionamento do sinal, na qual é responsável pelo envio da informação através da resposta dos sensores, controle, que utiliza de um microcontrolador para realizar o controle dos sensores e atuadores, e por fim, os atuadores, sinais visíveis ilustrado nos LEDs para organizar as arrancadas e paradas dos motoristas. A etapa de sensores é responsável por ficar fixada no asfalto e disparar sinais para ativar o sistema lógico a partir de detecção de veículo, logo após a etapa do condicionamento do sinal, que é realizada por um comparador lógico, para evitar erros de detecção do sensor, que podem ser desprezíveis com uma tensão mínima de referência. A etapa do controle é responsável por realizar o processamento da informação dos sensores, disponibilizando o comando a ser enviado para os atuadores. Por fim, a etapa dos atuadores, é o sinal físico a ser ilustrado via LEDs, fixada por um poste, fornecendo os sinais luminosos para o motorista.
Abstract: This paper presents the final simulation and development stages for the implementation of a traffic light with innovative signaling, aiming to optimize traffic flow, well-being, and safety for the population, primarily by providing passage during idle hours at night when there are no vehicles on the roads, except for the vehicle in question. To achieve this, a new type of light signaling was developed, resulting from a utility model deposit at the INPI (National Institute of Industrial Property), and an algorithm was written to prioritize traffic on the roads. The signaling model offers a larger and more intuitive interface, facilitating perception for people with visual impairments, while maintaining current legal requirements, covering the entire traffic light interface on each face. The objectives of the work consisted of constructing a traffic light, applying knowledge in Electronics and Computing. The device was divided into main stages, such as: sensors, responsible for triggering the logical algorithm; signal conditioning, which is responsible for sending information through the sensor responses; control, which uses a microcontroller to manage the sensors and actuators; and finally, the actuators, which are visible signals illustrated by LEDs to manage vehicle starts and stops. The sensor stage is responsible for being fixed on the pavement and triggering signals to activate the logical system upon vehicle detection. This is followed by the signal conditioning stage, performed by a logical comparator, to prevent sensor detection errors, which can be minimized with a minimum reference voltage. The control stage is responsible for processing the sensor information and providing the command to be sent to the actuators. Finally, the actuator stage is the physical signal to be displayed via LEDs, fixed on a pole, providing light signals to the driver.
metadata.dc.subject: Engenharia de telecomunicações
Semáforo
Trânsito - Sinais e sinalização
Telecommunications engineering
Traffic signs and signals
Traffic light
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Mateus Araujo da. Construção de um semáforo automatizado com sinalização inovadora. Orientador: Mauro Fonseca Rodrigues. 2024. 76p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Telecomunicações, Alegrete, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10049
metadata.dc.date.issued: 12-Dec-2024
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