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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10048
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Análise numérica e desenvolvimento de um chassi Baja SAE |
Autor(es): | Duarte, Diosifer Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Puglia, Vicente Bergamini |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo numérico para auxiliar a construção do chassi de um veículo BAJA SAE, projetado para competições estudantis nacionais e internacionais. A pesquisa, realizada utilizou o método dos elementos finitos (FEM) no software ANSYS APDL para analisar a rigidez à flexão e à torção da estrutura, propriedades fundamentais para o desempenho do chassi. O modo do desenvolvimento do projeto envolveu a criação de um modelo tridimensional detalhado do chassi em CAD, respeitando as especificações do Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil (RATBSB). Foram realizadas simulações computacionais que permitiram avaliar tensões, deformações e rigidez da estrutura. Os resultados indicaram que o chassi atende aos requisitos de segurança e desempenho exigidos pela competição, situando-se dentro da faixa de rigidez torcional recomendada (750 a 1500 Nm/°) e com tensões bem abaixo do limite de escoamento do material utilizado (aço SAE 1020). Este estudo contribui diretamente para o avanço técnico da equipe Baja Pampa, fornecendo uma base sólida para futuras análises experimentais e desenvolvimento. Palavras-Chave: Chassi, Método de elementos finitos, Rigidez a flexão, Rigidez torcional, BAJA. |
Abstract: | This term paper aimed to develop a numerical model to assist in the construction of the chassis of a BAJA SAE vehicle, designed for national and international student competitions. The research was carried out through the use of the finite element method (FEM) in the ANSYS APDL software, in order to analyze the bending and torsional stiffness of the structure, which are fundamental properties for the chassis' performance. The way the project was developed involved the creation of a detailed three-dimensional model of the chassis in CAD, respecting the specifications of the Baja SAE Brasil Administrative and Technical Regulation (RATBSB). Computational simulations were carried out to evaluate stresses, strains and stiffness of the structure. The results indicated that the chassis meet the safety and performance standards required by the competition, being within the recommended torsional stiffness range (750 to 1500 Nm/°), with stresses well below the yield limit of the material used (SAE steel 1020). This study directly contributes to the technical advancement of the Baja Pampa team by providing a solid foundation for future experimental analysis and development. Keywords: Chassis, Finite Element Method, Bending Stiffness, Torsional Stiffness, BAJA. |
metadata.dc.subject: | Engenharia mecânica Método dos elementos finitos Chassi Finite element method Mechanical engineering BAJA Chassis |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
metadata.dc.identifier.citation: | DUARTE, Diosifer Gonçalves. Análise numérica e desenvolvimento de um chassi Baja SAE. Orientador: Vicente Bergamini Puglia. 2024. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Mecânica, Alegrete, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10048 |
metadata.dc.date.issued: | 9-Dec-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Mecânica |
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DIOSIFER GONÇALVES DUARTE-2024.pdf | 4.83 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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