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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Projeto de um Dinamômetro de Prony
Autor(es): Erbice, Leonardo Felix
Primeiro Orientador: Puglia, Vicente Bergamini
Resumo: Dinamômetros de bancada são a principal ferramenta para a medição e validação de motores, sejam eles a combustão interna ou elétricos, sendo assim, tem uma grande importância para diversos setores da economia. Este trabalho realiza o desenvolvimento do projeto de um dinamômetro de bancada, com base em uma revisão bibliográfica dos tipos de dinamômetros, visando a escolha de um modelo específico para ser desenvolvido utilizando freios a disco automotivos para a aplicação da carga, este que tem como principal alvo atender o projeto BAJA PAMPA. Os resultados esperados deste projeto consistiam na criação de um projeto de um dinamômetro de Prony, utilizando um sistema de freio automotivo para aplicar a potência de frenagem necessária. A proposta visa desenvolver um equipamento capaz de medir a força e o torque do motor de forma precisa, o que é essencial para avaliar o desempenho do veículo BAJA. Espera-se que esse seja uma ferramenta valiosa para laboratórios, oficinas de engenharia, centros de pesquisa e indústrias automotivas, proporcionando uma maneira eficaz de avaliar o desempenho de motores de pequeno e médio porte, no caso deste estudo, o motor Honda GX 390H2-QX. Palavras-chave: Dinamômetro de Prony, Freio a Disco Automotivo e Projeto Dinamômetro de bancada.
Abstract: Bench dynamometers are the main tool for measuring and validating engines, whether internal combustion or electric, and are therefore of great importance for various sectors of the economy. This work, which develops the project of a bench dynamometer, based on a bibliographical review of the types of dynamometers, involves the choice of a specific model to be developed using automotive disc brakes for the load application, which has as main target meet the BAJA PAMPA project. The expected results of this project consist of the creation of a Prony dynamometer project, using an automotive brake system to apply the necessary braking power. The proposal aims to develop equipment capable of accurately measuring engine force and torque, which is essential for evaluating the performance of the BAJA vehicle. This is expected to be a powerful tool for laboratories, engineering offices, research centers and automotive industries, providing an effective way to evaluate the performance of small and medium-sized engines, in the case of this study, the Honda engine GX 390H2-QX. Key-words: Prony Dynamometer, Automotive Disc Brake and Bench Dynamometer Project.
metadata.dc.subject: Engenharia mecânica
Dinamômetro de Prony
Freio a Disco Automotivo
Projeto Dinamômetro de bancada
Mechanical engineering
Prony Dynamometer
Automotive Disc Brake
Bench Dynamometer Project
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: ERBICE, Leonardo Felix. Projeto de um dinamômetro de Prony. Orientador: Vicente Bergamini Puglia. 2024. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Mecânica, Alegrete, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10045
metadata.dc.date.issued: 4-Dec-2024
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