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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Puglia, Vicente Bergamini-
dc.creatorErbice, Leonardo Felix-
dc.date.accessioned2025-03-21T16:21:31Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-03-21T16:21:31Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationERBICE, Leonardo Felix. Projeto de um dinamômetro de Prony. Orientador: Vicente Bergamini Puglia. 2024. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Mecânica, Alegrete, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10045-
dc.description.abstractBench dynamometers are the main tool for measuring and validating engines, whether internal combustion or electric, and are therefore of great importance for various sectors of the economy. This work, which develops the project of a bench dynamometer, based on a bibliographical review of the types of dynamometers, involves the choice of a specific model to be developed using automotive disc brakes for the load application, which has as main target meet the BAJA PAMPA project. The expected results of this project consist of the creation of a Prony dynamometer project, using an automotive brake system to apply the necessary braking power. The proposal aims to develop equipment capable of accurately measuring engine force and torque, which is essential for evaluating the performance of the BAJA vehicle. This is expected to be a powerful tool for laboratories, engineering offices, research centers and automotive industries, providing an effective way to evaluate the performance of small and medium-sized engines, in the case of this study, the Honda engine GX 390H2-QX. Key-words: Prony Dynamometer, Automotive Disc Brake and Bench Dynamometer Project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectDinamômetro de Pronypt_BR
dc.subjectFreio a Disco Automotivopt_BR
dc.subjectProjeto Dinamômetro de bancadapt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectProny Dynamometerpt_BR
dc.subjectAutomotive Disc Brakept_BR
dc.subjectBench Dynamometer Projectpt_BR
dc.titleProjeto de um Dinamômetro de Pronypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoDinamômetros de bancada são a principal ferramenta para a medição e validação de motores, sejam eles a combustão interna ou elétricos, sendo assim, tem uma grande importância para diversos setores da economia. Este trabalho realiza o desenvolvimento do projeto de um dinamômetro de bancada, com base em uma revisão bibliográfica dos tipos de dinamômetros, visando a escolha de um modelo específico para ser desenvolvido utilizando freios a disco automotivos para a aplicação da carga, este que tem como principal alvo atender o projeto BAJA PAMPA. Os resultados esperados deste projeto consistiam na criação de um projeto de um dinamômetro de Prony, utilizando um sistema de freio automotivo para aplicar a potência de frenagem necessária. A proposta visa desenvolver um equipamento capaz de medir a força e o torque do motor de forma precisa, o que é essencial para avaliar o desempenho do veículo BAJA. Espera-se que esse seja uma ferramenta valiosa para laboratórios, oficinas de engenharia, centros de pesquisa e indústrias automotivas, proporcionando uma maneira eficaz de avaliar o desempenho de motores de pequeno e médio porte, no caso deste estudo, o motor Honda GX 390H2-QX. Palavras-chave: Dinamômetro de Prony, Freio a Disco Automotivo e Projeto Dinamômetro de bancada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

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