???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10023
Tipo: | Monografia de Especialização |
metadata.dc.title: | De "Problema" à dissidência: os marcadores sociais da diferença e a construção das identidades sociais de estudantes das séries finais do ensino fundamental numa escola pública de Uruguaiana/RS |
metadata.dc.title.alternative: | From "Problem" to dissidence: the social markers of difference and the construction of social identities of students in the final grades of elementary school in a public school of Uruguaiana/RS |
Autor(es): | Leguiça, Michele Lopes |
Primeiro Orientador: | Bonetti, Alinne de Lima |
Resumo: | Este estudo investigou a construção da identidade de estudantes considerados "problema" pela comunidade escolar, com base em critérios como baixo rendimento, indisciplina e recuperação paralela. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e estudo de caso, envolvendo estudantes do 7º ano de uma escola pública em Uruguaiana/RS. Os resultados apontaram que a noção de "aluno-problema" é atravessada por marcadores sociais da diferença, como gênero, raça e classe, e reflete tensões entre valores escolares e universos simbólicos dos estudantes, sugerindo que o que é visto como "problema" pode, na verdade, ser entendido como dissidência. |
Abstract: | This study investigated the construction of the identity of students considered "problematic" by the school community, based on criteria such as low academic performance, indiscipline, and remedial classes. The research used a qualitative approach and case study methodology, involving 7th-grade students from a public school in Uruguaiana/RS. The results indicated that the notion of a "problem-student" is influenced by social markers of difference, such as gender, race, and class, and reflects tensions between school values and students' symbolic universes, suggesting that what is perceived as a "problem" may actually be understood as dissidence. |
metadata.dc.subject: | Public education Social markers of difference Indiscipline Elementary education Marcadores sociais da diferença Identity Ensino fundamental Educação pública Identidade Indisciplina |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Especialização em História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígena |
metadata.dc.identifier.citation: | LEGUIÇA, Michele Lopes. De "Problema" à dissidência: os marcadores sociais da diferença e a construção das identidades sociais de estudantes das séries finais do ensino fundamental numa escola pública de Uruguaiana/RS. 79 p. Monografia de especialização (Curso de Especialização em História, Cultura Africana; Afro-Brasileira e Indígena) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10023 |
metadata.dc.date.issued: | 2016 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
MICHELE LOPES LEGUIÇA.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???