???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bonetti, Alinne de Lima-
dc.creatorLeguiça, Michele Lopes-
dc.date.accessioned2025-03-17T20:40:53Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-17T20:40:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLEGUIÇA, Michele Lopes. De "Problema" à dissidência: os marcadores sociais da diferença e a construção das identidades sociais de estudantes das séries finais do ensino fundamental numa escola pública de Uruguaiana/RS. 79 p. Monografia de especialização (Curso de Especialização em História, Cultura Africana; Afro-Brasileira e Indígena) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10023-
dc.description.abstractThis study investigated the construction of the identity of students considered "problematic" by the school community, based on criteria such as low academic performance, indiscipline, and remedial classes. The research used a qualitative approach and case study methodology, involving 7th-grade students from a public school in Uruguaiana/RS. The results indicated that the notion of a "problem-student" is influenced by social markers of difference, such as gender, race, and class, and reflects tensions between school values and students' symbolic universes, suggesting that what is perceived as a "problem" may actually be understood as dissidence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectSocial markers of differencept_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectMarcadores sociais da diferençapt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.titleDe "Problema" à dissidência: os marcadores sociais da diferença e a construção das identidades sociais de estudantes das séries finais do ensino fundamental numa escola pública de Uruguaiana/RSpt_BR
dc.title.alternativeFrom "Problem" to dissidence: the social markers of difference and the construction of social identities of students in the final grades of elementary school in a public school of Uruguaiana/RSpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2497563853157780pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365069870272242pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígenapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou a construção da identidade de estudantes considerados "problema" pela comunidade escolar, com base em critérios como baixo rendimento, indisciplina e recuperação paralela. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e estudo de caso, envolvendo estudantes do 7º ano de uma escola pública em Uruguaiana/RS. Os resultados apontaram que a noção de "aluno-problema" é atravessada por marcadores sociais da diferença, como gênero, raça e classe, e reflete tensões entre valores escolares e universos simbólicos dos estudantes, sugerindo que o que é visto como "problema" pode, na verdade, ser entendido como dissidência.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MICHELE LOPES LEGUIÇA.pdf1.34 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???