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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Políticas públicas de educação infantil: o caso da Escola Municipal Francisco Miranda no município de São Borja (RS)
Autor(es): Luz, Maisa Terezinha da Silva da
Primeiro Orientador: Damin, Cláudio Júnior
1° Membro da banca: Cruz, Claudete Robalos da
2° Membro da banca: Silva, Luis Gustavo Teixeira da
3° Membro da banca: Nunes, Janilton Fernandes
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender a importância das políticas públicas de educação infantil, aprimorando a promoção de uma educação de qualidade e inclusão, com foco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Miranda, localizada em São Borja, Rio Grande do Sul. A metodologia usada nessa pesquisa resulta de uma pesquisa qualitativa fechada, destacando alguns questionários com perguntas estruturadas, além da parte fundamental bibliográfica. A análise dos resultados revelou o impacto das políticas públicas na nova implementação no cotidiano escolar. Os desafios têm sido constantes. É possível confirmar que o desafio entre gestores, professores e alunos tem mudado esse cenário, travando assim o desenvolvimento e amadurecimento de uma estrutura capaz de extrair soluções dentro do contexto, usando a tecnologia inerente aos métodos de ensino atuais, entre outros meios. O MEC fortalece políticas públicas para as escolas, como o Plano Nacional de Educação (PNE).
Resumen : This Course Conclusion Paper (TCC) aims to understand the importance of public policies for early childhood education, improving the promotion of quality education and inclusion, with a focus on the Francisco Miranda Municipal Elementary School, located in São Borja, Rio Grande do Sul. The methodology used in this research results from a closed qualitative study, highlighting some questionnaires with structured questions, in addition to the fundamental bibliographical part. Analysis of the results revealed the impact of public policies on the new implementation in everyday school life. The challenges have been constant. It is possible to confirm that the challenge between managers, teachers and students has changed this scenario, thus hindering the development and maturing of a structure capable of extracting solutions within the context, using the technology inherent in current teaching methods, among other means. The MEC strengthens public policies for schools, such as the National Education Plan (PNE).
Palabras clave : Política Pública
Educação Infantil
Inclusão escolar
Public policy
Early Childhood Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : LUZ, Maisa Terezinha da Silva da. Políticas públicas de educação infantil: o caso da Escola Municipal Francisco Miranda no município de São Borja (RS). 2024. 24 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9931
Fecha de publicación : 17-dic-2024
Aparece en las colecciones: Ciência Política

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